Bolsas de NY fecham em alta, em sessão volátil com foco em coronavírus e balanços

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,43%, em 28.859,44 pontos, o Nasdaq subiu 0,26%, a 9.298,93 pontos. Já o S&P 500 fechou em alta...

Publicado em

Por Agência Estado

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, 30, em uma sessão de altos e baixos. Os índices recuaram mais cedo, em meio às notícias sobre a disseminação dos casos de coronavírus por 18 países, mais de 8.200 casos confirmados e ao menos 170 mortos só na China. À tarde, a Organização Mundial da Saúde declarou o surto como um caso de emergência global de saúde pública, mas descartou recomendações de restrições a comércio ou viagens, inclusive à China, e depois disso o apetite por risco melhorou. Os investidores reagiram positivamente às falas da OMS, que parabenizou a China pelas “medidas extraordinárias” para conter o vírus.

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,43%, em 28.859,44 pontos, o Nasdaq subiu 0,26%, a 9.298,93 pontos. Já o S&P 500 fechou em alta de 0,31%, a 3.283,66 pontos. Destaque para ações da Boeing, que subiram 0,40%. Já o setor de comunicação teve a maior queda, de 0,79%, puxado pelas ações do Facebook, que caíram 6,14% no dia seguinte a divulgação do balanço do quarto trimestre de 2019 que apresentou números melhores do que as previsões, mas não animou acionistas.

No cenário global, a notícia de mais casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus, atingindo hoje a Índia e as Filipinas, incentivou cautela e sustentou o mau humor do mercado desde a abertura do pregão. Os investidores, no entanto, aguardavam o posicionamento da OMS, que acabou servindo como sinal de que o surto está, de certa maneira, controlado. Os líderes da entidade destacaram, em coletiva, que quase 99% dos casos reportados estão na China, e que o número de casos de coronavírus no restante do mundo tem sido “relativamente baixo”. Os índices da bolsa de Nova York reagiram depois disso e inverteram o sinal.

Os Estados Unidos confirmaram um novo caso de transmissão interna do vírus de Wuhan, e logo depois a OMS confirmou mais casos de contágio de humano direto (pessoas que não foram pra China, mas tiveram contato com doentes que passaram por lá) na Alemanha, no Japão e no Vietnã.

Para o diretor de investimentos do Julius Baer, Yves Bonzon, a disseminação do vírus “está se espalhando muito mais rápido do que o esperado”. “A situação é claramente muito séria, mas também nos lembra que, na verdade, ninguém sabe como a situação evoluirá no curto prazo e que mesmo opiniões de especialistas não são confiáveis”, acrescenta o analista. Bonzon aponta que “haverá claramente um impacto à economia, somente a magnitude é desconhecida”.

Também hoje, os mercados de ações nos EUA acompanharam com piora pontual a divulgação do PIB americano do quarto trimestre, que avançou em linha com o esperado na primeira estimativa do indicador, segundo a mediana obtida pelo Projeções Broadcast. Em 2019, o PIB desacelerou para 2,3%, contra 2,9% em 2018.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X