AMP
Estado lança e-book da Celepar sobre tendências e desafios do governo digital - Curitiba, 23/02/2022Foto: José Fernando Ogura/AEN

Celepar lança e-book sobre novas estratégias de governo digital com foco na melhoria dos serviços públicos

“O governador está preocupado em fazer do Paraná aquilo que prometemos: um Estado moderno, digitalizado, rápido. Isso tudo está dentro do e-book, fruto de uma parceria......

Publicado em

Por CGN

Estado lança e-book da Celepar sobre tendências e desafios do governo digital - Curitiba, 23/02/2022Foto: José Fernando Ogura/AEN

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (23) do lançamento do e-book O Futuro do Governo Digital, realizado no Palácio Iguaçu. A publicação consiste em um amplo estudo sobre o futuro da tecnologia governamental e é resultado de diversas etapas do Planejamento Estratégico da Celepar até 2026, desenvolvido em parceria com o Observatório Sistema Fiep e a empresa de consultoria Gartner Group.

“O governador está preocupado em fazer do Paraná aquilo que prometemos: um Estado moderno, digitalizado, rápido. Isso tudo está dentro do e-book, fruto de uma parceria fundamental com a Fiep, a Celepar e o Governo do Estado”, declarou Darci Piana.

“O Estado precisa caminhar para essa organização digital, que não é o futuro. É o presente. Essa parceria demonstra o nosso interesse em que o Governo faça a melhor gestão possível para o bem do Paraná e da indústria paranaense”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter.

GRANDES DESAFIOS – O e-book é uma síntese dos grandes desafios da transformação digital no poder público e reúne tendências em áreas tecnológicas para que os governos decidam se devem integrá-las. “Vamos identificar como vai se dar essa transformação digital ou quais são as grandes temáticas relevantes para os governos e os principais desafios que eles precisarão gerir”, disse a gerente executiva do observatório Fiep, Marília de Souza.

“Essa organização é resultado de um processo reflexivo para tentar entender os grandes movimentos globais que influenciam os governos em todas as partes do mundo. Depois ver quais tendências farão sentido para a nossa realidade, que podem impactar ou devem ser consideradas nas nossas tomadas de decisão por aqui”, acrescentou.

AÇÕES DURADOURAS – Segundo o presidente da Celepar, Leandro Moura, a gestão pública está defasada e, por conta disso, defende a criação de ações duradouras para mudar este cenário. “Começamos a trabalhar no nosso planejamento e vimos essa dificuldade. Como a gente olha para o longo prazo? O que o mundo estará pensando no governo digital daqui a cinco, dez anos? Pensamos nisso para fazer algo sólido, não algo que seja muito mutável e todo ano tenha que refazer. A importância é gigantesca, já que estamos falando de serviço e dinheiro públicos. Temos que aplicar isso de maneira sustentável para que dure por um bom tempo”, afirmou.

Moura também destacou o desejo de expandir o projeto a nível nacional. “A intenção é espalhar esse estudo sobre o futuro do governo digital e fazer com que os estados trabalhem olhando para nichos para tentar fazer um projeto maior, a fim de melhorar a vida do cidadão. Tem que olhar para todo o país”, ressaltou.

Para ter acesso ao e-book, basta clicar aqui e fazer o download de forma gratuita.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – O Observatório Sistema Fiep, área que realiza estudos prospectivos, aplicou sua metodologia para orientar o desenho do novo planejamento estratégico da Celepar. O trabalho é considerado essencial para estabelecer estratégias de Governo Digital de longo prazo, possibilitando que a empresa estadual seja referência na transformação digital de serviços ao Estado do Paraná, formulando ações que possibilitem melhorias das operações do governo e de sua relação com a sociedade.

“Foi feito um planejamento estratégico a médio e longo prazo e agora a Celepar vai agilizar e dar continuidade ao que já está sendo feito. Isso é fundamental para o nosso crescimento, para ajudar as empresas e fazer com que as coisas aconteçam com mais rapidez”, afirmou Darci Piana.

O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno de empresas, além de ajudar a reconhecer desafios que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria no trabalho.

Desde o ano passado as instituições envolvidas estão construindo o planejamento estratégico da Celepar, de 2022 a 2026. As etapas envolveram também representantes de órgãos estaduais que são clientes da companhia, gestores e também colaboradores da empresa.

PRESENÇAS — Estiveram presentes no evento o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o coordenador da Superintendência de Inovação, Thiago Silva; o presidente do Conselho Administrativo, João Elias de Oliveira; o diretor de Administração e Finanças da Fiep, Pedro Carlos Carmona; e o membro do Comitê de Auditoria Estatutária, João Luiz Barbur Madalozzo.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X