AMP

Governo do Paraná amplia diálogo com a juventude

Integrantes do Conselho Estadual de Juventude tomaram posse nesta terça-feira (28) durante cerimônia no Palácio Iguaçu......

Publicado em

Por Maycon Corazza

Um Estado inovador, que busca novas ideias para cuidar bem das pessoas. Foi assim que o vice-governador Darci Piana definiu o Paraná durante a posse, nesta terça-feira (28), no Palácio Iguaçu, dos novos conselheiros do Conselho Estadual de Juventude (CEJUV),

Composto por representantes da sociedade e do poder público com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude, o grupo quer consolidar as ações que estão em desenvolvimento na Assessoria Especial de Juventude (AEJ), vinculado à Casa Civil, em conjunto com os programas de todas as secretarias de Estado que atendem o público jovem entre 15 a 29 anos. O mandato dos conselheiros é de um ano.

Piana destacou a importância da participação da sociedade civil na definição das políticas públicas que visam garantir melhor condição de combate a vulnerabilidade juvenil no Paraná. “Esse conselho vem contribuir de uma maneira muito significativa com o Estado. Com novas ideias, essa juventude dará mais agilidade para que as políticas do Paraná avancem”, afirmou o vice-governador. “Sangue novo para ajudar o Paraná a ser o Estado mais inovador e também o melhor para se viver no País”, completou.

Assessor especial da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Luiz Guilherme Feltrin Gluck explicou que o conselho representa uma nova forma de diálogo do Governo com a sociedade. Programas e ações trazidos pelo grupo farão parte do Plano Estadual para a Juventude, que está em fase final de elaboração.

“O plano vai nos indicar as medidas específicas que o Estado precisa tomar, as maiores necessidades e as diretrizes para avançar”, disse. Segundo ele, o mapeamento deve ficar pronto ainda no primeiro semestre, com apresentação prevista para a Conferência Estadual da Juventude. O evento ainda não tem data e local confirmados.

COMPOSIÇÃO – O Conselho Estadual de Juventude é composto por diversos setores da sociedade. O presidente Fauze Salmen Neto ressaltou que há representantes das diversas regionais do Paraná, da igualdade racial e movimento de gênero, além de pessoas ligadas a secretarias estaduais.

“Tem tudo para se tornar o melhor ano do conselho, com um verdadeiro protagonismo juvenil. Será muito interessante esse diálogo entre a sociedade civil e o Governo do Estado, buscando políticas que atendam toda a juventude”, afirmou Salmen Neto.

Segundo ele, um dos objetivos é ajudar na criação de Conselhos Municipais da Juventude. A meta, destacou o novo presidente, é tirar do papel ao menos 30 colegiados deste tipo até o fim do ano. “Estamos recebendo todo apoio do governador Ratinho Junior”, disse.

PROJETOS – Rodrigo Baitala de Mattos será o conselheiro responsável pelos movimentos comunitários. Ele desenvolve há 12 anos um projeto de contraturno escolar, o Águias da Bola, que tira crianças da rua para praticar atividades de caráter esportivo, educacional e recreativo, com destaque para o futebol.

De acordo com ele, 5 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens de 6 a 21 anos, já foram beneficiadas pelo projeto, em seis cidades diferentes do Paraná, com destaque para a Capital, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. “Temos muito a agregar. Fazer algo diferenciado pela juventude, o que nunca foi visto no Paraná”, ressaltou Mattos.

HISTÓRICO – Criado em 1988 pelo decreto número 2.897 de 19 de maio de 1988, o Conselho Estadual de Juventude ficou inativo por 23 anos, até 2017. O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou a inclusão da regulamentação do órgão nas metas da atual gestão do Governo, ratificando o reconhecimento da juventude como protagonista de ações que gerem valor social efetivo para os jovens paranaenses.

Conheça os novos integrantes do Conselho Estadual da Juventude:
Presidente – Fauze Salmen Neto
Vice-presidente – Marcos Willian Loiola da Costa
PODER PÚBLICO
Coordenação de políticas públicas para a juventude – Sandro Samuel Tives
Secretaria da Justiça, Família e Trabalho – Alex Sandro da Silva
Secretaria da Justiça, Família e Trabalho – Larissa Marsolik
Secretaria da Comunicação Social e Cultura – Allan Kolodzieiski
Secretaria da Agricultura e Abastecimento – Rodrigo César Nogueira
Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária – Erik Wermelinger
Secretaria da Saúde – Pedro Henrique Dias
Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Jonatas Sena
Assembleia Legislativa – Thabata Cristina Uhlik
SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
Movimento Estudantil – Marcos Willian Loiola da Costa
Movimento de Gênero e Diversidade Sexual – Lucas Siqueira Dionísio
Movimento de Empreendedorismo, Geração de Trabalho e Renda – Carlos Eduardo Carvalho
Juventudes de partidos políticos – Luana Florentino Fonseca
Movimento Étnico Racial e Promoção à Igualdade Racial – Daniel Silva Maciel
Juventude do Meio Rural – Alexandre Leal dos Santos
Movimentos Comunitários – Rodrigo Baitala de Mattos
Regional de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral – Alyson Costa Fernandes
Regional Centro-Sul, Sudeste e Centro-Oriental – Thaís Maria Fagundes
Regional de Londrina – Guilherme Cipriano Meurer
Regional de Maringá – Pedro Lucas Lopes Tazinafo
Regional Oeste, Sudeste e Laranjeiras – Yuri Borges Golfetto.

O texto é da AEN.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile