Polícia Técnico-Científica de SP: 24 anos de história marcados por inovação
Pouco mais de duas décadas ou, precisamente, 24 anos. Essa é a idade da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) do Estado de São Paulo, que comemora......
Publicado em
Pouco mais de duas décadas ou, precisamente, 24 anos. Essa é a idade da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) do Estado de São Paulo, que comemora mais um aniversário nesta quarta-feira (9), celebrando avanços em inovação e sua conquista como uma das mais importantes unidades de pesquisa do território paulista e país.
Criada por meio de um decreto, em 1998, a SPTC é responsável por coordenar os Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) de São Paulo, os quais atuam na produção de provas técnicas e periciais por meio da análise científica de vestígios arrecadados em locais de crime. Esses laudos são utilizados em investigações da Polícia Civil, bem como em procedimentos do Poder Judiciário, e são fundamentais para o esclarecimento de delitos e responsabilização dos seus autores.
A importância desse trabalho pode ser facilmente visualizada verificando os números da Instituição, que anualmente produz quase um milhão e meio de laudos e examina mais de três milhões de provas coletadas em ações delituosas.”Eu tenho muito orgulho de marchar ao lado dos integrantes da SPTC. O trabalho de vocês é anônimo, mas importantíssimo para funcionamento da polícia judiciária e atendimento da população”, disse o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. “São 24 anos conjugando o verbo da nossa vida policial, que é servir, com inovação, tecnologia, viaturas novas, mas com um patrimônio fantástico que extrapola esses meios. O meio mais precioso da Polícia Técnico-Científica são as pessoas que a acompanham. Então, a esses profissionais, o meu abraço, os meus cumprimentos e a minha gratidão. Parabéns!”, complementou.
Inovação
Neste ano, a SPTC tem ainda mais motivos para comemorar o seu aniversário, já que a Instituição iniciou 2022 sendo reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), após uma reunião do Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado (Consip). Com a medida, a Superintendência passou a seguir a legislação do Marco Regulatório de Inovação, abrindo portas para convênios, parcerias público-privadas e investimentos na atualização dos seus laboratórios. Ou seja, passou a ser uma das mais importantes nesse âmbito em todo o território paulista e Brasil.
E seguindo o caminhão da inovação, a SPTC contou com recentes investimentos em tecnologia, subindo de patamar no quesito ciência forense. Para isso, foram recebidos, dois Microscópicos Eletrônicos de Varredura (MEV), que analisam vestígios em nível molecular, além de modernos cromatógrafos utilizados na análise de drogas. Cada equipamento custa cerca de um milhão de dólares.
Somado a isso, o Núcleo de Biologia e Bioquímica da Superintendência recebeu sequenciadores de DNA de última geração para alimentar o Bando de Dados de Perfis Genéticos de São Paulo e, consequentemente, o Nacional. Também foram adquiridos mais de 1,5 mil itens para incrementar o trabalho de campo dos peritos.
Projetos próprios e pioneirismo
A SPTC também celebra a capacidade inovadora do seu efetivo, tendo investido em projetos do próprio corpo profissional, como o Sistema Gestor de Laudos. A ferramenta foi desenvolvida por peritos paulistas e está em operação desde 2018, disponibilizando laudos em tempo real às autoridades solicitantes.
Além disso, a Instituição é a única do mundo a aplicar a tecnologia de Scanner 3D no registro de locais de crime, perpetuando as provas colhidas.
Reforço no efetivo e frota
A comemoração se estende para o reforço recebido pela SPTC nos últimos anos. Em 2021, 208 novas viaturas foram entregues à Instituição por meio de um investimento de R$ 11,8 milhões e, ao longo da atual gestão, 765 novos policiais técnico-científicos passaram por formação e estão em atuação no Estado. Além disso, foi autorizado a contratação de outros 189 profissionais.
“Desde que assumi como superintendente, há três anos, e com a convivência com as polícias coirmãs, conheci a grandeza de quem somos. Nossos números são estratosféricos em quantidade de armamentos, equipamentos, viaturas, coletes balísticos e, no caso da Polícia Técnico-Científica, quanto à quantidade de exames realizados anualmente” destacou o Superintendente da SPTC, Maurício Rodrigues Costa.
“Todo esse resultado nos mostra que o rumo é para frente e assim tem sido feito. A SPTC está em constante evolução, com vultosos investimentos, qualidade técnica, novos equipamentos e instalações. A grande beneficiada com tudo isso é a população. Quando a perícia paulista cresce, a perícia do Brasil cresce. Somos os melhores em medicina legal e em outras especialidades periciais”, finalizou.
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou