Bolívia e OEA começam a negociar auditoria em resultado da eleição presidencial

O governo informou que começou as negociações com a OEA para firmar um convênio para a auditoria. O vice-ministro do Comércio Exterior, Benjamín Blanco, declarou que...

Publicado em

Por Agência Estado

A Bolívia e a Organização dos Estados Americanos (OEA) negociarão a possibilidade de auditar as recentes eleições, nas quais o presidente Evo Morales parece encaminhado a evitar um segundo turno, mas que desataram protestos e denúncias de fraude, informou no domingo o governo boliviano.

O governo informou que começou as negociações com a OEA para firmar um convênio para a auditoria. O vice-ministro do Comércio Exterior, Benjamín Blanco, declarou que começaram os contatos para determinar quem liderará as negociações e como isso procederá.

“Estamos esperançosos em que se faça o mais rápido possível e assim agilizar o processo de auditoria”, acrescentou o ministro em uma entrevista à emissora estatal Bolivia TV.

A oposição, liderada pelo candidato e ex-presidente Carlos Mesa, denunciou que se tratou de uma fraude monumental para favorecer Morales. Uma aliança opositora encabeçada por Mesa desconheceu os resultados e convocou “protestos pacíficos”.

Segundo resultados oficiais, Morales conseguiu 47,08% dos votos, enquanto Mesa obteve 36,51%. A contagem terminou com uma diferença de 10,57 pontos porcentuais entre os candidatos, o que daria ao presidente a reeleição. A expectativa é que o tribunal eleitoral apresente um informe final nos próximos dias.

Na sexta-feira, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, apoiou a decisão da OEA de revisar a contagem. Além disso, os EUA e países da região como Colômbia, Brasil e Argentina pediram um segundo turno para restituir a “credibilidade no processo eleitoral”. Morales respondeu dizendo que os ministros das Relações Exteriores desses países poderiam “vir para contar voto a voto os resultados”. Fonte: Associated Press.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile