MP acusa Newton Cardoso e Jr. por uso de assessores da Câmara em função doméstica

Os atos de improbidade causaram prejuízo de R$ 2.876.887,92 aos cofres públicos, dizem os procuradores. O valor é referente a todas as remunerações pagas aos funcionários...

Publicado em

Por Agência Estado

O Ministério Público Federal entrou com ação de improbidade administrativa contra o deputado Newton Cardoso Júnior (MDB/MG) e seu pai, o ex-deputado e ex-governador de Minas Newton Cardoso, conhecido como “Newtão”, por supostamente usarem cinco secretários parlamentares da Câmara dos Deputados para “serviços domésticos”. De acordo com a Procuradoria, os servidores trabalham na casa de “Newtão” em Belo Horizonte desde 2011, quando foram nomeados para o cargo público.

Os atos de improbidade causaram prejuízo de R$ 2.876.887,92 aos cofres públicos, dizem os procuradores. O valor é referente a todas as remunerações pagas aos funcionários desde sua nomeação, de acordo com o Portal Transparência da Câmara dos Deputados.

Segundo o Ministério Público Federal, Newton Cardoso e seu filho praticaram ato com desvio de finalidade, obtendo vantagem patrimonial indevida e consequente enriquecimento ilícito, e violaram os princípios da moralidade e da legalidade administrativas.

A Procuradoria alega que indica que Newton Cardoso foi agente e beneficiário da conduta ilegal por todo o período, mas Júnior foi responsabilizado somente a partir de 2015, quando, após a aposentadoria do pai, em janeiro daquele ano, nomeou os mesmos funcionários para o cargo comissionado da Câmara dos Deputados.

A investigação sobre o caso teve início em 2018 e segundo o Ministério Público Federal “os cinco funcionários sempre exerceram, desde a primeira nomeação pelo então deputado federal Newton Cardoso e com continuidade após a nomeação pelo deputado federal Newton Cardoso Jr., funções domésticas e privadas”.

O secretário parlamentar presta serviços de secretaria, assistência e assessoramento direto e exclusivo aos gabinetes dos deputados.

Em depoimento, os servidores confirmaram que sempre realizaram serviços domésticos – limpeza, servir café, fazer almoço e jantar – , de motorista e de vigilância, e indicaram que os serviços de escritório eram realizados por outros assessores. Segundo os procuradores, as testemunhas apontaram ainda que sempre trabalharam na casa de Newton Cardoso e que seu filho eventualmente utiliza o local para reuniões políticas.

“(Newton Cardoso e Newton Cardoso Júnior) valeram-se da condição de deputados federais para nomear Secretários Parlamentares que atuaram e atuam em desvio de função, eis que, ao invés de realizarem as atividades listadas pelo Ato da Mesa nº 72/1997 (…), exercem, na verdade, funções domésticas e privadas em endereço diverso dos escritórios de apoio à atividade parlamentar”, diz trecho da ação.

Os procuradores pedem à Justiça ressarcimento integral do dano, proibição de que os funcionários nomeados continuem a exercer atividades domésticas e particulares, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de receber benefícios fiscais ou creditícios de instituições públicas federais.

Defesas

A reportagem busca contato com a defesa do ex-governador e do deputado. O espaço está aberto para as manifestações.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile