UE estende período para resolver questões nucleares com Irã

No dia 14, Reino Unido, França e Alemanha ativaram um mecanismo de disputa previsto no acordo nuclear de 2015 que poderia ter levado à retomada de...

Publicado em

Por Agência Estado

O encarregado de Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, disse nesta sexta-feira que vai estender o período para resolver diferenças entre o Irã e potências europeias sobre a implementação do acordo nuclear iraniano.

No dia 14, Reino Unido, França e Alemanha ativaram um mecanismo de disputa previsto no acordo nuclear de 2015 que poderia ter levado à retomada de sanções internacionais a Teerã em até 60 dias. A iniciativa veio após uma série de violações do acordo pelo governo iraniano.

Em comunicado hoje, Borrell, que encabeça o órgão de supervisão do acordo nuclear, disse que, após amplas consultas, “há um acordo de que mais tempo é necessário devido à complexidade das questões envolvidas. O cronograma foi, desta forma, estendido”.

Segundo Borrell, todos os participantes do acordo – Irã, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China – “reafirmaram sua determinação de preservar o acordo, o que é de interesse de todos”.

Borrell disse ainda que autoridades de alto escalão desses países vão se reunir em fevereiro para discutir a situação.

Os Estados Unidos abandonaram o acordo nuclear em maio de 2018 e voltaram a impor sanções ao regime iraniano em novembro daquele ano.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile