Sala da Memória da JFPR recebe painel com a “Linha do Tempo” da Instituição
“Esta ‘Linha do Tempo’ vem destacar os fatos mais relevantes da História da Justiça Federal no Estado, homenageando a memória daqueles que a construíram ao longo......
Publicado em
A Sala da Memória da Justiça Federal do Paraná, localizada no Foro Federal Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, em Curitiba, recebeu, em uma de suas paredes, um painel vinílico contendo a “Linha do Tempo” da Instituição. Os principais marcos da História da JFPR constam do painel – a instalação no Estado, em 1891, a posse dos quatro primeiros Juízes após a reinstalação, em 1967, os servidores pioneiros, a inauguração de cada Subseção Judiciária e seus primeiros magistrados, a legislação mais importante de fundação e organização do Órgão, dentre outras informações fundamentais para a compreensão de seu desenvolvimento histórico no Paraná.
“Esta ‘Linha do Tempo’ vem destacar os fatos mais relevantes da História da Justiça Federal no Estado, homenageando a memória daqueles que a construíram ao longo de muitas gerações. Um importante implemento de informações para valorização e destaque de nossa Memória Institucional”, avalia o Juiz Federal José Antônio Savaris, Diretor do Foro da JFPR.
A Sala da Memória da JFPR foi inaugurada em 17/12/1990, na Sede então denominada Edifício Bagé – hoje Foro Federal Ministro Milton Luiz Pereira; em 2002, com a mudança da Sede para o Foro Federal Juiz Federal Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, a Sala foi instalada em amplo espaço no térreo do prédio.
O acervo da Sala reúne objetos que pertenceram aos Juízes da primeira fase (1891 a 1937), como escrivaninha e cadeira, máquinas de escrever, diplomas, caneta-tinteiro, e da segunda fase (1967 até hoje), como togas, fotos, livros, objetos doados pela família do Ministro Milton, além de 3 mil processos históricos, muitos manuscritos a bico de pena. A Sala pode ser visitada das 13 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, na Avenida Anita Garibaldi, 888, Bairro Cabral.
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou