AMP

Partido NOVO não terá candidatos a prefeito e vereadores em Cascavel na eleição deste ano

Nota divulgada pelas lideranças da sigla explica os motivos......

Publicado em

Por Maycon Corazza

O Partido NOVO não terá candidatos a prefeito e vereadores em Cascavel, nas eleições deste ano. A informação foi divulgada, em extensa nota, assinada pelo líder do Núcleo de Cascavel, Dirceu Pascual Soligo, e pelo vice-líder, Everton Dagmar Porfírio.

Segundo a sigla, três pessoas foram submetidas à processo seletivo interno, com a intenção de serem candidatas a prefeito de Cascavel, mas nenhuma foi aprovada. Na nota, o Novo – Núcleo de Cascavel afirma que o seu projeto “não é imediatista e está sendo construído sobre sólidas bases morais” e ainda que ” é necessário humildade para retroceder, grandeza de espírito para reconhecer o momento ideal para colocar este projeto em execução e resiliência para persistir”.

O texto informa também que nas eleições proporcionais, para o cargo de vereador, o Partido Novo, através da sua Direção Nacional, estabeleceu critérios objetivos e metas definidas para as cidades que desejassem lançar candidaturas. Nesse processo, Cascavel acabou não estando aptada pela sigla para ter candidato a vereador.

“Compreendemos o sentimento de frustração daqueles que acreditam no nosso projeto, mas pedimos compreensão para o fato de que nossos ideais continuam perenes para o futuro, construindo bases para uma caminhada exitosa e consistente”, consta na nota do Novo – Núcleo Cascavel.

Veja na íntegra o texto divulgado:

O Partido NOVO – Núcleo de Cascavel/PR vem através deste comunicado trazer seu posicionamento oficial sobre as Eleições 2020 no município. É de amplo conhecimento de todos o projeto que vem sendo desenvolvido localmente buscando trazer uma alternativa política viável e inovadora para a cidade, dando espaço a novas lideranças que se identifiquem com os princípios e valores do partido para exercerem sua contribuição à sociedade.

Porém, cumpre destacar que este projeto não é imediatista e está construído sobre sólidas bases morais, seguindo rigorosas regras de orientação partidária e com visão de médio e longo prazo. Com o propósito firme de melhorar de forma duradoura a qualidade de vida do maior número de pessoas, não pretendemos cair nas armadilhas de crescer sem estrutura e qualidade bem como de utilizar as práticas da velha política frente aos obstáculos que surgem.

Ser NOVO, antes de tudo, é:

1. Fazer o certo;
2. Ser coerente, humilde e obstinado;
3. Fazer bem feito com excelência;
4. Ter iniciativa e definir prioridades;
5. Não ter apego ao poder;
6. Trabalhar em equipe, representando uma instituição com princípios e valores.

Neste sentido, queremos evitar que este projeto caia nas ciladas do personalismo, do individualismo, das vaidades pessoais e do imediatismo. Assim, é necessário humildade para retroceder, grandeza de espírito para reconhecer o momento ideal para colocar este projeto em execução e resiliência para persistir!

Feitas essas considerações, comunicamos oficialmente que, embora houvessem 3 inscritos, não tivemos nenhum nome aprovado para candidatura a prefeito no processo seletivo interno encerrado em dezembro e, portanto, estaremos fora do pleito municipal nas eleições majoritárias.
Nas eleições proporcionais, para o cargo de vereador, o Partido Novo, através da sua Direção Nacional, estabeleceu critérios objetivos e metas definidas para as cidades que desejassem lançar candidaturas, que foram os seguintes:

1. Ter no mínimo 300.000 habitantes;
2. Atingir 150 filiados até 15 de junho de 2019;
3. Arrecadar R$ 60.000,00 até 31 de outubro de 2019;
4. Obrigatoriamente ter candidato aprovado no processo seletivo para prefeito até 30 de dezembro de 2019;
5. As cidades alvo no Paraná foram consideradas: Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu (esta como aposta por não ter 300.000 habitantes, desde que conseguisse ter candidato a prefeito);
6. Apenas uma dessas cidades poderia lançar candidaturas a vereador sem ter candidato a prefeito, sendo considerada como “cidade exceção”.

Estabelecido este cenário, nos dedicamos a atingir as metas tangíveis e que dependiam do nosso esforço, tendo êxito no atingimento das metas 2 e 3. Em momento algum consideramos que as demais cidades alvo não tivessem candidato a prefeito aprovado no processo seletivo, assim como considerávamos como alta a probabilidade de atrairmos um nome que fosse capaz de sintetizar os ideais e valores do partido e preencher os requisitos exigidos na seleção por competências: 8 anos de experiência em gestão, histórico de participação na sociedade, identificação com os valores e princípios do partido, entre outros. Porém, das cidades apontadas como estratégicas, apenas Curitiba e São José dos Pinhais tiveram candidatura a prefeito aprovadas, restando as demais para que fosse apenas uma a escolhida como “exceção”. A cidade escolhida foi Maringá, por meritocracia, uma vez que foi a primeira a atingir as metas objetivas (150 filiados e R$ 60.000,00 arrecadados), o que consideramos um critério justo. Como não havia um critério de desempate estabelecido no início do processo, pois assim como estamos aprendendo e crescendo, o mesmo acontece com os Diretórios Nacional e Estadual, que se depararam com a necessidade de estabelecer critérios que fossem transparentes e justos. O mais transparente, justo e de acordo com os princípios e valores partidários é justamente a meritocracia (resultados objetivos), e esse critério de desempate foi acordado em conjunto com os núcleos do estado, decisão essa que participamos e respeitamos.
Dito isto, cumpre-nos informar que também não participaremos localmente das eleições proporcionais com postulantes ao cargo de vereador neste ano.

Compreendemos o sentimento de frustração daqueles que acreditam no nosso projeto, mas pedimos compreensão para o fato de que nossos ideais continuam perenes para o futuro, construindo bases para uma caminhada exitosa e consistente.
Àqueles que confiaram financeiramente no projeto com doação individual, informamos que os valores arrecadados ficarão depositados em uma Conta Corrente do Diretório Estadual, mas à disposição do nosso Núcleo Local para financiar os projetos futuros, como candidaturas futuras, desenvolvimento de lideranças e estruturação do núcleo, uma vez que a legislação atual não permite a devolução dos valores doados.

Por último, queremos estender nossos mais generosos agradecimentos a todos os filiados, voluntários, familiares, parceiros e amigos que contribuíram e se comprometeram de forma efetiva, engajada e obstinada com as iniciativas desenvolvidas até aqui, ajudando a lançar os alicerces para um projeto que ainda mudará os destinos da nossa nação e do nosso município. Deixamos claro que esta decisão é apenas um recuo estratégico para ganhar impulso para futuros projetos e que, com este comunicado, consideramos encerrada esta etapa e nos dedicaremos a reposicionar nossa estratégia e planejamento para os pleitos vindouros.

Enfim, continuaremos trabalhando e nos dedicando incansavelmente de forma essencialmente voluntária para inovar em um ambiente avesso à mudanças e a construir um projeto político que atenda aos anseios do cidadão, a quem devemos devolver o poder, diminuindo o tamanho do estado e seu peso sobre a sociedade! Continuamos firmes nesses propósitos e contando com o apoio que sempre tivemos para as nossas iniciativas e projetos. Nos próximos dias comunicaremos oficialmente quais serão nossos próximos passos.

Atenciosamente,
DIRCEU PASCUAL SOLIGO
Líder Núcleo de Cascavel

EVERTON DAGMAR PORFIRIO
Vice-líder Núcleo de Cascavel

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile