AMP
Assessoria Palmeiras

Verdão decide título da Copinha com o Santos no Allianz Parque

Esta é a terceira vez em que o Verdão avança à decisão do torneio (o mesmo ocorreu em 1970 e 2003). Diante do São Paulo, na......

Publicado em

Por Palmeiras

Assessoria Palmeiras

O Palmeiras decide a Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta terça-feira (25), às 10h, diante do Santos, no Allianz Parque. Com presença somente da torcida alviverde, o duelo será transmitido por Globo, SporTV e Rede Vida.

Campanha

Esta é a terceira vez em que o Verdão avança à decisão do torneio (o mesmo ocorreu em 1970 e 2003). Diante do São Paulo, na semifinal, o time palestrino chegou a sete vitórias em oito jogos disputados na atual edição da Copinha, recorde na história do clube, além de 25 gols marcados e cinco sofridos.

Já o Santos é um dos adversários que o Alviverde mais enfrentou na Copa São Paulo. São seis jogos no histórico, com duas vitórias alviverdes, três empates e um revés, além de nove gols marcados e sete sofridos.

Na atual edição, o Palmeiras já anotou 25 gols. O Verdão necessita de mais um tento para igualar a sua melhor marca nesse quesito na história do torneio. Em 2003, ano em que também foi finalista, o alviverde balançou as redes adversárias por 26 vezes.

Allianz Parque

A arena alviverde recebe pela primeira vez uma decisão de Copa São Paulo de Futebol Juniores. No antigo estádio Palestra Italia, antes da reforma, o desempenho do Palmeiras atuando em seus domínios pelo torneio aponta os seguintes números: 37 jogos, com 20 vitórias palestrinas, oito empates e nove derrotas, além de 69 gols marcados e 36 sofridos.

O primeiro jogo do Palmeiras em sua casa na história do torneio foi justamente contra o Santos em 1974. Na ocasião, vitória alviverde pelo placar de 1 a 0. Essa também foi a única partida entre as equipes pela competição no estádio palestrino.

A última partida do Verdão em seus domínios pela Copinha foi em 2005: em jogo inusitado, o Palmeiras A goleou o Palmeiras B pelo placar de 4 a 0 – naquela edição do torneio, o Alviverde fez duas inscrições e, pela primeira vez na história do futebol brasileiro, duas equipes do mesmo clube se enfrentaram em uma competição oficial.

Torcida

O regulamento da competição determina que clássicos entre os grandes clubes do estado – assim como já acontece desde 2016 – seja disputado sem a presença de torcedores visitantes. Por ser jogo único, o Palmeiras terá direito a jogar diante de sua torcida por ter melhor campanha no torneio.

As entradas para o duelo são comercializadas pela FPF no site ingressospalmeiras.com.br. Somente 50% da capacidade do Allianz Parque estará disponível para os palmeirenses, e os ingressos têm valores entre R$ 40 e R$ 80.

Competição

A edição de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior reúne 128 clubes divididos em 32 grupos com quatro times cada na primeira fase e sedes espalhadas por todo o Estado de São Paulo.

Avançaram à segunda fase as duas melhores campanhas de cada chave. Desta etapa até a final, os confrontos eliminatórios são únicos.

Protocolos sanitários

Durante a Copinha, o clube tem seguido uma rotina diária de testagens para atletas, comissão técnica e staff, a fim de identificar traços da Covid-19 e, em casos positivos, realizar imediatamente o isolamento do infectado para que cuidados médicos sejam tomados.

A medida visa frear a disseminação do vírus, já que os índices de contágio aumentaram no país nos últimos tempos.

Curiosidades

Dos 30 inscritos na competição, 13 atletas atuaram pelo elenco profissional alviverde em 2021: os zagueiros Lucas Freitas, Michel e Naves, os laterais Garcia, Lucas Sena e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho, Jhonatan e Pedro Bicalho e os atacantes Gabriel Silva, Giovani, Kevin e Vitinho. Além deles, os goleiros Mateus e Kaique já chegaram a ser relacionados para jogos do time principal, mas não entraram em campo.

As melhores colocações palestrinas na Copinha vieram nos anos de 1970 e 2003, quando o time se sagrou vice-campeão do torneio. Na última década, o Alviverde alcançou a semifinal da competição em duas oportunidades: 2013 e 2015 (neste ano com Gabriel Jesus no elenco).

Esta é a Copa São Paulo em que o Verdão tem no elenco mais atletas que já disputaram a competição ao menos uma vez. São nove no total: Garcia, Vanderlan, Gabriel Silva, João Pedro (todos pelo Palmeiras), Lucas Sena (São Paulo), Pedro Bicalho (Cruzeiro), Vitinho (Grêmio Novorizontino), Daniel e Kevin (ambos Desportivo Brasil).

O recorde anterior foi estabelecido em 2013, quando o time palestrino tinha sete jogadores com mais de uma participação na Copinha: Vinicius (G), Luiz Gustavo, Bruno Dybal, Bruno Sabiá, Diego Souza, Walter (G) e Gabriel Dias.

Mais números

> Contados os jogos da atual edição, o Palmeiras soma 221 jogos na história da Copinha, com 118 vitórias, 47 empates e 56 derrotas, além de 456 gols marcados e 241 sofridos;

> Com a vitória diante do Oeste, o Palmeiras igualou o recorde de vitórias obtido em 2004com seis triunfos em sete jogos;

> Já na Copinha de 2003, o Verdão obteve seu recorde de gols marcados (26);

> Nas edições de 1975 e 1978 da Copinha, o Palmeiras não sofreu gols, com quatro jogos disputados em cada.

> Maior goleada a favor: 09/01/1999 – Palmeiras 8×0 Flamengo-SP, em Guarulhos-SP;

> Atleta com mais gols em um jogo: Chistopher – 4 gols (2015 – Palmeiras 6×1 Murici-AL);

> Atleta mais novo a marcar pelo Palmeiras: Endrick (15 anos, 5 meses e 11 dias – Palmeiras 6 x 1 ASSU-RN – 2022);

> Equipes que mais enfrentou: Santos, Nacional-SP e Grêmio-RS (seis vezes cada).

Confira abaixo os jogos do Palmeiras na Copinha:

– Final

25/01 – 10h: Palmeiras x Santos – Allianz Parque

– Semifinal

22/01: São Paulo 0 x 1 Palmeiras – Arena Barueri
Gol: Giovani

– Quartas de final

19/01: Palmeiras 5 x 2 Oeste – Arena Barueri
Gols: Gabriel Silva, Giovani (2), Endrick e Pedro Bicalho

– Oitavas de final

17/01: Internacional 1 x 2 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Jhonatan e Lucas Flores (contra)

– Terceira fase

15/01: Atlético-GO 0 x 3 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Fabinho, Gabriel Silva e Vitinho

– Segunda fase

13/01: Palmeiras 4 x 0 Mauá FC – Distrital do Inamar
Gols: Fabinho, Garcia, Vitinho e Kevin

– Primeira fase

05/01: Palmeiras 6 x 1 Assu-RN – Distrital do Inamar
Gols: Jhonatan, Gabriel Silva,  Endrick (2x) e João Pedro (2x)

08/01:  Real Ariquemes 0 x 3 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gols: Vitinho e Endrick (2x)

11/01: Água Santa 1 x 1 Palmeiras – Distrital do Inamar
Gol: contra

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile