AMP

Ação na Praça Tiradentes mostra o respeito a todas as formas de fé

Maria Tereza Rosa, de 48 anos, técnica da Assessoria de Direitos Humanos - Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, afirma que a ação teve o propósito......

Publicado em

Por CGN

Em parceria com o Fórum Paranaense de Religiões de Matriz Africana, a Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial distribuiu folders, nesta sexta-feira (21/1), na Praça Tiradentes. A ação marcou o Dia Mundial das Religiões e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrados em 21 de janeiro. Com o tema “Toda fé merece respeito – Nós acreditamos nisso”, o material explica o que é intolerância religiosa, e exemplifica casos de discriminação, como palavras ofensivas, ridicularização ou destruição de elementos e objetos ritualísticos.

Maria Tereza Rosa, de 48 anos, técnica da Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, afirma que a ação teve o propósito de facilitar o acesso à informações sobre preconceito relacionados à fé. 

“Através da informação desse folder, esperamos que as pessoas possam mudar seu pensamento sobre as diferentes manifestações religiosas”, explicou Maria Tereza.

O folder também tinha como objetivo guiar quem sofre ou testemunha qualquer crime de intolerância religiosa. “Esse folder foi feito especialmente para que as pessoas saibam os canais de denúncia a quem recorrer”, complementou Maria Tereza. 

De acordo com Flavio Maciel, coordenador do Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana, o objetivo é conscientizar e também preservar a integridade dos espaços de expressão de fé. “Nós queremos preservar o que é sagrado para nós.” Criada em 2019, a fundação vem propondo diálogos para a criação de políticas públicas desde então. 

A costureira Rosa de Fátima Trento Espinola, de 58 anos, aprova a realização de iniciativas como essa e ressalta a importância da conscientização.“O mais importante é que respeitemos a religião de todos, sem distinção. Por isso, essas ações têm um impacto positivo na forma como as pessoas veem as religiões”, afirmou.

Assim como ela, a professora de matemática Mônica Gomes Alves, de 55 anos, acredita que a distribuição de informação é essencial para o combate ao preconceito. “Eu não concordo com quem é intolerante. Por isso, é assim que a gente cria respeito e impede a violência religiosa.” 

Histórico

No dia 21 de janeiro é celebrado o Dia Mundial das Religiões e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei nº 11.635 de 2007. A data é uma homenagem a Yalorixá Gildária dos Santos, a Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, que foi vítima de diversas agressões, verbais e físicas, provocadas pelo preconceito à sua religião.

Constituição Federal

No Brasil, o direito à liberdade de religião ou crença está previsto no artigo 5º, VI, da Constituição Federal, que determina que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”. 

Além disso, constitui crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões prevendo pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa (Lei nº 7.716/1989).

Denúncias

As denúncias sobre casos de intolerância religiosa podem ser feitas pelo telefone 100 dos Direitos Humanos; pela Central de Atendimento Estadual no 181; pela Central de Atendimento da Prefeitura de Curitiba no 156; em casos de flagrante no 190 da Polícia Militar e no 153 da Guarda Municipal de Curitiba; no Núcleo da Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) do Ministério Público do Paraná no 3250-4894; no Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Paraná no 3219-7300; na Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial no 3221-2713; e na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no 3883-7155.
 

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X