Policiais Nota 10 da Capital são homenageados

Por parte da PM, foram homenageados os cabos Solange de Jesus Santos e Simone Nascimento Duarte, integrantes do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). As......

Publicado em

Por Secretária de Segurança de SP

O Governo do Estado, homenageou, nesta quarta-feira (12), oito policiais militares e três civis da Capital com o certificado “Policial Nota 10”. Em sua 18ª edição, a iniciativa, criada pela Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado de São Paulo. A solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, localizado na zona oeste da capital paulista.  

Por parte da PM, foram homenageados os cabos Solange de Jesus Santos e Simone Nascimento Duarte, integrantes do 13º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). As duas policiais estavam em uma Base Comunitária de Segurança, na região do Pari, no centro da Capital, quando uma família solicitou socorro para uma criança recém-nascida que havia se engasgado e parado de respirar. Graças ao preparo e agilidade das PMs, a menina, de oito dias de vida, foi salva por meio da realização da manobra de Heimlich para desobstrução das vias aéreas. O fato ocorreu no dia 29 de novembro do ano passado.

O cabo Matheus Lopes Braun e o soldado Renan Carlos Candido, do 5º BPM/M, também foram agraciados. A equipe foi reconhecida por uma ocorrência atendida no dia 11 do mês passado, em uma comunidade na zona norte de São Paulo. Na ocasião, duas pessoas que seriam mortas por criminosos durante “tribunais do crime” foram resgatadas pelos policiais, sendo uma delas procurada pela Justiça. 

A equipe estava em patrulhamento dentro da comunidade quando encontrou uma das vítimas amarradas, com lesões graves, saindo de um barraco. Ao perceber a presença policial, três suspeitos fugiram. Contudo, foi solicitado apoio e após buscas na região, um homem, que confessou ter sequestrado uma das vítimas para agredir e matar a mesma, foi detido.

Na ocasião, a vítima foi socorrida ao hospital, logo em seguida os policiais receberam nova denúncia informando que no mesmo local estava ocorrendo outro “julgamento”. Com o devido apoio retornaram ao local para averiguar a denúncia e encontraram outra vítima, que após consulta criminal constatou se tratar de um procurado pela justiça. Os envolvidos foram presos e encaminhados à delegacia. 

Outros condecorados são o cabo Clebson Ferreira Francisco e o soldado Jefferson Farias Malharelli, do 29 º BPM/M. A dupla recebeu o certificado por uma ocorrência atendida no dia 26 de novembro de 2021, também na Capital. Na data dos fatos, os policiais se depararam com um veículo caracterizado como viatura. Na ocasião, com a aproximação dos policiais militares, os dois ocupantes tentaram fugir, porém foram abordados. 

Foi possível visualizar um deles deitado no assoalho, que de imediato, se levantou alegando ser vítima de roubo. Diante do exposto foi verificado que o veículo se tratava de produto de roubo e durante buscas foram localizados um distintivo da Polícia Civil, um simulacro de pistola, um giroflex instalado no para-brisa, uma sirene instalada no painel e uma corneta. 

Os cabos Kleber Fernandes Pinto e Leandro Ferreira Galvão, integrantes do 8º BPM/M, também foram homenageados durante a cerimônia. Eles foram reconhecidos pela detenção de três autores do roubo de uma motocicleta, no bairro Vila Matilde, na capital paulista. O fato ocorreu no dia 5 do mês passado.

Os militares estavam em patrulhamento quando souberam do crime e, com as características dos referidos autores, obtiveram êxito de surpreender em um posto de combustível pela Avenida Conde de Frontim, cinco suspeitos em três motocicletas que traziam semelhantes características, motivando uma abordagem.

Em busca pessoal e veicular nada de ilícito foi localizado. Contudo, foi feito contato com a vítima e ao submetê-los ao reconhecimento pessoal em sede do 31º Distrito Policial, ela reconheceu, três dos detidos, como sendo os autores do roubo de sua motocicleta. 

Polícia Civil

Representando a Polícia Civil, foram homenageados o delegado Evandro Luiz Melo Lemos, o investigador-chefe Alexandre Nascimento da Silva Teixeira e o escrivão Marco Antônio Maris, que pertencem à 2ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). 

O trio foi reconhecido pela operação “Imobiliária do Crime”, a qual foi deflagrada em duas etapas, no ano passado, para combater uma organização criminosa que destruiu 40 hectares de vegetação da Mata Atlântica para construir loteamentos clandestinos, na zona sul de São Paulo. Como resultado da ação, foram apreendidos 46 veículos, bloqueadas 27 contas bancárias e identificados 12 envolvidos.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X