AMP
Atual modelo de concessão do transporte encerra em junho de 2023. Foto: Arquivo/aRede.

Estudo do novo transporte de PG custará R$ 2 milhões

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas fará o assessoramento para a modelagem do novo transporte público de Ponta Grossa...

Publicado em

Por CGN 1

Atual modelo de concessão do transporte encerra em junho de 2023. Foto: Arquivo/aRede.

Com um investimento de R$ 2.110.500, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) oficializou a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Universidade de São Paulo (USP), para realizar o serviço de assessoria para elaboração do novo modelo de concessão do transporte público coletivo da cidade – o atual, de responsabilidade da Viação Campos Gerais (VCG), se encerra em junho de 2023. O contrato nº 323/2021 foi publicado no Diário Oficial da cidade da última quarta-feira (5) e pode ser acessado na íntegra no Portal da Transparência de Ponta Grossa.

O contrato, que tem uma duração de 18 meses (até julho de 2023), será executado em duas etapas: I – Diagnóstico do Sistema Atual e Proposta de Modelo Institucional para Licitação; II – Apoio na Estruturação da concessão dos serviços de transporte urbano municipal em Ponta Grossa (PR). A primeira tem o propósito de avaliar o sistema atual e propor o melhor modelo institucional para licitação, que também traga vantagem econômico-financeira para o Município. Já a segunda etapa, utilizará as informações coletadas para dar apoio no processo de estruturação e licitação da concessão.

Metodologia

Na primeira etapa, que definirá o escopo da nova concessão, a Fipe – órgão de apoio institucional ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP – fará: o diagnóstico da oferta e demanda (avaliando o atual sistema de transporte); o estudo de proposição de oferta futura (ônibus com câmeras de segurança, veículos com combustível alternativo e algumas linhas serem atendidas por automóveis alternativos); e o estudo de viabilidade do transporte sobre demanda do Município.

Além disso: o estudo de otimização do financiamento do sistema de transporte (como a taxação aos veículos privados); estudo de construção e exploração de pontos de integração (por exemplo, ‘micro’ terminais’); e diagnóstico jurídico e econômico-financeiro e a proposta do modelo institucional para licitação. Todas essas situação acima deverão, também, passar por audiência pública, para que o melhor sistema de transporte seja oferecido para a cidade de Ponta Grossa.

Prazo de execução

Os trabalhos desenvolvidos pela Fipe começam a valer a partir da ordem de serviço da PMPG. O ‘Plano de Trabalho’, por exemplo, precisa ser apresentado em até 15 dias. Já o ‘Estudo para proposição de oferta futura’ tem um prazo de até 90 dias. O ‘Relatório técnico final’ tem um prazo máximo de até 315 dias. Por fim, de acordo com o contrato firmado com o Poder Executivo, a Fipe terá até 540 dias para apresentar o ‘Relatório Final de acompanhamento do Processo Licitatório’.

A escolha pela Fipe foi da Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo, criada no ano passado, com o objetivo de avaliar o novo sistema público do Município ponta-grossense. Além da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) também foi cotada para assumir o serviço de assessoria.

Leia a Matéria completa no site A Rede

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X