CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Você é a favor ou contra a soltura de fogos de artifício?
Imagem Ilustrativa: nck_gsl por Pixabay

Você é a favor ou contra a soltura de fogos de artifício?

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de fogos de artifício....

Publicado em

Por Deyvid Alan

Publicidade
Imagem referente a Você é a favor ou contra a soltura de fogos de artifício?
Imagem Ilustrativa: nck_gsl por Pixabay

Comemoração de jogos de futebol, festas de família, festas típicas de junho e julho, mas especialmente na virada de ano a soltura de fogos de artifício é bastante comum.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de fogos de artifício. Segundo a Associação Brasileira de Pirotecnia, os fogos de artifício considerados permitidos são classificados em quatro categorias (A, B, C e D), de acordo com a quantidade de pólvora, que reflete no nível do estampido, a intensidade do som.

Fogos de artifício “Classe A” – Venda livre

a) Fogos sem estampidos, somente de efeitos visuais, tais como fósforo de cor, velas, estrela de ouro, chuvas, pistolas em cores, bastões e similares, bem como os estalos de salão, também denominados como biribas; b) Fogos de pequeno estampido ( artigos de chão ) tais como: estalos bebê, estalos bebê-guaçú, fósforo petardo e similares, desde que as cargas explosivas não ultrapassem o limite de 0,2 gramas; c) Lanternas japonesas, cujas mechas não excedem a 2,0 gramas.

Fogos de artifício “Classe B” – venda somente para maiores de 16 anos

a) Os fogos de estampidos e assobios, contendo o máximo de 0,25 gramas de pólvora explosiva em cada bomba e de efeitos visuais, tais como girândolas, pistolas de cores, vulcões e artigos giratórios em geral.

Fogos de artifício “Classe C” – venda somente para maiores de 18 anos

a) Os artigos explosivos contendo mais de 0,25 gramas e o máximo de 6,0 gramas de pólvora, em cada bomba; b) Os artigos explosivos até 3 (três) polegadas, com tubo de papelão ou metal, de cores ou fantasia; c) As girândolas e demais artigos explosivos e similares, fixados no solo; de estampidos e assobios, cujas bombas não contenha mais de 6,0 gramas de pólvora por unidade.

Fogos de artifício “Classe D” – consumo somente para pessoas habilitadas no DPC

a) Os fogos, de quaisquer formas de uso, cujas bombas contenham mais de 6,0 gramas de pólvora de estampido; b) Os fogos de cores ou assobios, cujo calibre das bombas sejam superiores a 3 (três) polegadas; c) Salvas de tiro, usadas em festividades, cujas bombas contenham cada uma, mais de 6,0 gramas de pólvora de estampido; d) Peças pirotécnicas, presas em armações especiais usadas em espetáculos pirotécnicos.

Pessoas favoráveis e contrárias o uso de fogos

A utilização desses artefatos divide opiniões. Para muitas pessoas os shows pirotécnicos simbolizam alegria e diversão, mas, para donos e protetores de animais o barulho é um transtorno, já que traz muita agitação, incômodos e ansiedade aos pets.

Grande parte dos familiares de pessoas com autismo, idosos e acamados também se posicionam contra a soltura de fogos e se preocupam com os eventos que comumente são utilizados.

Mas, e você o que pensa sobre isso? A CGN quer saber a sua opinião. Com base na classificação apresentada acima, você é a favor ou contra a soltura de fogos de artifício?

Lançamos uma enquete no Grupo da CGN no Facebook, para votar basta clicar nesse link e participar. A votação ficará aberta por 24 horas e amanhã você saberá o resultado.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais