AMP
Marcel Ávila/Prefeitura de Pelotas-RS

Comissão debate boas práticas de educação inclusiva na rede pública

Na avaliação do parlamentar, os avanços recentes nos marcos normativos nacionais e internacionais para proteção e promoção dos direitos educacionais de pessoas com deficiência não foram......

Publicado em

Por Agência Câmara

Marcel Ávila/Prefeitura de Pelotas-RS

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados debate nesta segunda-feira (5) boas práticas de educação inclusiva nas redes públicas de ensino. O debate foi solicitado pelo deputado Felipe Rigoni (PSB-ES).

Na avaliação do parlamentar, os avanços recentes nos marcos normativos nacionais e internacionais para proteção e promoção dos direitos educacionais de pessoas com deficiência não foram acompanhados no mesmo ritmo por políticas de educação efetivas e capazes de garantir, no âmbito de todas as redes de ensino, o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem desses estudantes.

Rigoni destaca que o Governo Federal apresentou como sua única prioridade legislativa na área educacional para o biênio 2021-2022 a proposta de regulamentação da educação domiciliar no Brasil.

“Para crianças e adolescentes brasileiros com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades, que corresponde a 7,3% da população de 7 a 14 anos, a proposta é especialmente preocupante, pois pode significar a volta ao paradigma de segregação que marcou a relação de nossa sociedade com pessoas com deficiência, indo na contramão dos ganhos acadêmico e socioemocionais para todos os estudantes já apontados pelas melhores evidências científicas”, afirma.

Foram convidados:
– o fundador do Instituto Rodrigo Mendes e representante da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva, Rodrigo Mendes;
– a secretária municipal de Educação de São Cristóvão (SE) e Presidente da Undime SE, Quitéria Lúcia Araújo de Barros;
– a diretora de Educação Infantil do CEU – CEI Evanir Hilário – São Paulo (SP), Keit Cristina Anteguera Lira;
– a professora do atendimento educacional especializado na Prefeitura Municipal de São Paulo, Talita Delfino;
– o professor de Educação Física, autodefensor da Federação Brasileira de Síndrome de Down e vice-diretor de Comunicações da Associação Reviver Down, João Vitor Mancini Silvério; e
– o mestrando na Universidade Católica do Salvador (UCSal), Matheus Martins de Oliveira.

O debate será realizado às 9 horas, no plenário 5. O público pode acompanhar o debate e participar da discussão pela internet. 

Da Redação – RL

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X