AMP
Divulgação/Marinha do Brasil

Comissão recebe ministros de Minas e Energia e do Meio Ambiente para debater exploração de petróleo próximo a Noronha

Localizada entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, a bacia está muito próxima aos santuários ambientais de Fernando de Noronha e Atol das......

Publicado em

Por Agência Câmara

Divulgação/Marinha do Brasil

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados recebe na quarta-feira (1º) os ministros de ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, para discutir os impactos da exploração de petróleo na Bacia de Potiguar.

Localizada entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, a bacia está muito próxima aos santuários ambientais de Fernando de Noronha e Atol das Rocas. A inclusão da área na 17ª rodada de licitação de blocos para exploração de petróleo e gás da Agência Nacional de Petróleo (ANP) gerou protestos de ambientalistas e de entidades ligadas ao turismo.

Serão duas audiências públicas em atendimento a requerimentos do deputado Felipe Carreras (PSB-PE). No caso de Albuquerque, o pedido inicial era pela convocação (quando a presença da autoridade é obrigatória) do ministro, mas foi transformado em convite pela comissão. No caso de Leite, como foi aprovada convocação, ele é obrigado a comparecer à Câmara, sob risco de cometer crime de responsabilidade.

Na avaliação de Carreras, a oferta da exploração da Bacia de Potiguar é um tema de alta “complexidade” e eventuais deslizes no licenciamento ambiental podem levar a um novo “vazamento” de óleo na costa brasileira. Ele lembra que o episódio ocorrido em 2019 impactou a biodiversidade e o turismo no litoral nordestino.

O deputado aponta ainda que os estudos técnicos, liderados pelos ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, que embasaram a liberação do bloco para exploração de petróleo não são conclusivos e levam a um entendimento de “caráter precário”.

A reunião com Joaquim Álvaro Pereira Leite começará às 14 horas, e com Bento Albuquerque, a partir das 15 horas. As reuniões serão no plenário 9.

Da Redação – MO

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile