AMP
Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas-RS

Tratamento para edema macular diabético é tema de audiência nesta terça

A deputada Flávia Morais (PDT-GO), que propôs a realização da audiência, explica que a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em pessoas com idade......

Publicado em

Por Agência Câmara

Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas-RS

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira (30) para discutir o tratamento do edema macular diabético.

A deputada Flávia Morais (PDT-GO), que propôs a realização da audiência, explica que a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos. No início, o edema geralmente não apresenta sintomas, mas com o passar do tempo, a visão se torna borrada e distorcida e, se não diagnostica e tratado corretamente, pode evoluir para cegueira.

Segundo a parlamentar, em novembro de 2019 o Aflibercepte (medicamento para tratamento da doença) foi aprovado para disponibilização no Sistema Único de Saúde (SUS), mas seu respectivo Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas ainda não foi publicado. “Sem essa publicação, os pacientes continuam sem acesso ao medicamento e evoluindo para uma possível perda irreversível da visão”, alertou.

Flávia Morais acrescenta que a medicação deveria estar disponível em 180 dias, mas, nesse meio tempo, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) inseriu mais um tratamento no protocolo e esse processo acabou paralisando a primeira incorporação.

Outro ponto importante a considerar, acrescenta a deputada, é a existência de uma discussão para definição de pactuação de financiamento.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
– o representante da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo (SBRV), Mauro Goldbaum;
– o representante da Associação Nacional de Assistência ao Diabetes (Anad) Paulo Henrique Morales;
– o analista técnico de Políticas Sociais do Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo David Gomes de Souza;
– o representante da Sociedade Brasileira de Diabetes Fernando Malerbi; e
– o representante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) Marcos Ávila.

A audiência será realizada a partir das 14 horas, no plenário 13, e poderá ser acompanhada ao vivo por meio do portal e-Democracia. Os interessados poderão participar, enviando perguntas, críticas e sugestões.

Da Redação – ND

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile