AMP
José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná

Comissão de Trabalho debate crise no setor automotivo

O debate será realizado no plenário 10, às 9h30, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.......

Publicado em

Por Agência Câmara

José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (25) para discutir a situação do setor automobilístico no Brasil.

O debate será realizado no plenário 10, às 9h30, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

O deputado Vicentinho (PT-SP), que solicitou a reunião, lamentou o encerramento ou a suspensão das atividades em fábricas do setor automotivo, os impactos sociais e conjunturais e o processo de desindustrialização do País.

Menos empregos
Vicentinho criticou o “assombroso cenário de desemprego, informalidade, desalento, subutilização da força de trabalho, fechamento de micro e pequenas empresas”, que impactam em dezenas de milhares de postos de trabalho, bem como uma perda arrecadatória para o País pelo esfacelamento dos complexos industriais existentes.

Segundo Vicentinho, o setor automotivo chegou a ter, em outubro de 2013, 159.648 trabalhadores diretamente vinculados à indústria, sendo 137.775 na produção de autoveículos e 21.873 em máquinas agrícolas e material rodoviário. “Em dezembro de 2020, foram registrados 120.538 trabalhadores diretos (104.428 na produção de autoveículos e 17.740 na produção de máquinas agrícolas e material rodoviário), o que corresponde a uma queda de 24,5% no período”, disse.

Debatedores
Foram convidados para a audiência:
– o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Cláudio Batista da Silva Junior;
– o presidente da Industrial Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva;
– o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores  (Anfavea), Luiz Carlos Moraes;
– o procurador do Trabalho e coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis/MPT), Ronaldo Lima dos Santos;
– o presidente da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, Erick Pereira da Silva; e
– o diretor técnico do Departamento Intersindical, de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fausto Augusto Júnior.

Da Redação – RS

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile