AMP

Pioneiros que fizeram a história de Cascavel participam de tradicional almoço

Evento reuniu 580 pioneiros que contribuíram para o crescimento da cidade além de convidados...

Publicado em

Por Allan Machado

No dia em que Cascavel comemora 70 anos, pioneiros que construíram a cidade e contribuíram para que ela se transformasse em um dos melhores municípios do Brasil para se viver foram homenageados. O tradicional Almoço dos Pioneiros reuniu neste domingo (14), no Tuiuti Esporte Clube, cerca de 580 pessoas que chegaram à cidade até o ano de 1960, além de convidados.  A Banda Sinfônica Connection Cascavel se apresentou aos pioneiros.

O prefeito Leoando Paranhos disse que é obrigação do Município reconhecer o que os pioneiros fizeram e continuam fazendo pela cidade.  “São sete décadas de trabalho, de pessoas que enfrentaram tantas dificuldades, que desbravaram, que fincaram aqui a bandeira da independência e hoje somos essa expressão de referência para o Brasil”, afirmou.

O secretário de Cultura e Esportes, Luiz Ernesto Meyer Pereira, destacou a importância do evento. “É uma iniciativa muito importante do prefeito Leonaldo Paranhos de valorizar, reconhecer e lembrar daqueles que contribuíram nesses 70 anos com o desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso município”, afirmou.

Aos cem anos, dona Nilza Gavazzoni Porfirio mora em Cascavel há 65 anos, quando chegou a cidade tinha apenas cinco anos de emancipação. “Cem anos não é um ano só”, brinca dona Nilza, que viu a cidade crescer e se tornar na quarta melhor do Brasil.

O pioneiro Miguel Porfírio chegou em Cascavel há exatos 60 anos, no dia em que a cidade comemorava 10 anos. Hoje ele participou da festa dos 70 anos e não esconde a alegria de viver na cidade. “A gente deve muito para Cascavel. Aqui que eu fiz minha vida, aqui eu casei e tive meus filhos. Tive a oportunidade de sair e ir embora, mas preferi ficar em Cascavel por causa do povo que é muito amigo e acolhedor. Prefiro ficar aqui até o fim da minha vida”, diz.

A pioneira Marlene Sartori disse que que gosta do tradicional almoço para reencontrar os amigos. “É maravilhoso, é uma confraternização que a gente participa todas as vezes”, diz.

Erli Lucia Bartnik também não escondia a emoção de estar participando de mais um almoço com os pioneiros. “Muito bom, encontro com todas as pessoas, uma homenagem a Cascavel e aos pioneiros. É um momento muito feliz”, afirmou.

Sílvia Prado, coordenadora do evento, lembra que o almoço está em sua 27ª edição e explica que são considerados pioneiros pessoas que chegaram em Cascavel entre 1920 e 1960.  “É um almoço para esses pioneiros que contribuíram para a nossa cidade estar tão linda como está hoje”, afirma.

Concerto de Aniversário

Ainda dentro da programação dos 70 anos, na noite deste sábado (13) o Teatro Municipal Sefrin Filho foi palco de uma encantadora apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná. Sob a regência do maestro convidado Norton Morozowicz, o Concerto de Aniversário contou a presença do pianista polonês Wojciech Waleczek. Foi a primeira apresentação com público dos últimos 19 meses.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X