Dólar opera em baixa enquanto mercados aguardam relatório de empregos dos EUA

Por aqui, destaque para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro, que apontou inflação de 1,15%, acima do esperado pelos analistas ouvidos...

Publicado em

Por Agência Estado

O dólar oscila em baixa nos negócios da manhã desta sexta-feira, 10, em sintonia com a tendência predominante da moeda americana ante divisas emergentes. O clima é de tranquilidade nos negócios do mercado internacional, onde a principal expectativa de curto prazo é pela divulgação do relatório norte-americano de empregos “payroll” de dezembro, às 10h30 (de Brasília), que mostrará dados do mercado de trabalho americano em dezembro.

Por aqui, destaque para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro, que apontou inflação de 1,15%, acima do esperado pelos analistas ouvidos pelo Broadcast.

A alta de 1,15% em dezembro foi o maior resultado para o mês desde 2002, quando a taxa avançou 2,10%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerando todos os meses, o IPCA de dezembro foi o mais elevado desde junho de 2018, quando a greve de caminhoneiros levou o índice a um avanço de 1,26%.

Com o resultado, a taxa acumulada pelo IPCA em 12 meses acelerou de 3,27% em novembro para 4,31% em dezembro, acima do centro da meta de 4,25% perseguida pelo Banco Central este ano.

O IPCA de 2019 foi o maior desde 2016, quando a inflação foi de 6,29%.

O índice de volatilidade VIX, considerado o “medidor de medo” de Wall Street, recua nesta manhã e opera perto da marca de 12 pontos, o que aproxima dos menores níveis de 2019.

O movimento ocorre em meio à redução de tensões com o Oriente Médio e a expectativa pela assinatura do acordo inicial sino-americano na próxima semana, o que tem garantido apetite por risco nos últimos dias.

À 10h05, o Dollar Index (DXY), que mede a variação do dólar ante uma cesta de moedas de países fortes, tinha alta de 0,05%. Entre divisas emergentes, o viés predominante é de baixa. Ante o real, a moeda americana recuava 0,29%, aos R$ 4,0735, no mercado à vista. No mercado futuro, o dólar para liquidação em fevereiro recuava 0,50%, aos R$ 4,0785.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile