AMP
© Jonathan Campos/AEN

Integrante do Comitê ESG do Paraná, Grupo Renault reforça compromisso com a sustentabilidade

“Essa cooperação entre representantes de empresas públicas, privadas e secretarias estaduais, com iniciativas positivas desenvolvidas no mundo, ajudará, de forma concreta, a criação de novos projetos...

Publicado em

Por CGN

© Jonathan Campos/AEN

Boas práticas promovidas pelo Grupo Renault visando à neutralidade na emissão de carbono foi um dos temas da reunião do CEO da empresa, Luca de Meo, com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta quinta-feira (11), no Palácio Iguaçu. A medida está sendo trabalhada pela empresa, que integra o comitê público-privado sobre ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa ) do Paraná, o primeiro do País, lançado pelo Governo do Estado no final de outubro.

“Essa cooperação entre representantes de empresas públicas, privadas e secretarias estaduais, com iniciativas positivas desenvolvidas no mundo, ajudará, de forma concreta, a criação de novos projetos relacionados à sustentabilidade. A Renault é grande parceira do Paraná para alcançar este objetivo”, disse o governador Ratinho Junior.

No encontro, o executivo da Renault ressaltou a intenção de criar soluções sustentáveis para o presente e o futuro. “Estamos apostando fortemente na descarbonização de toda a cadeia industrial da Renault. Além da preocupação ambiental e com o bem-estar da sociedade como um todo, a medida ainda nos tornará mais competitivos e eficientes”, garantiu Meo.

Na prática, o Comitê ESG passa a enfrentar de forma coordenada os desafios socioambientais do Estado. Ele é liderado pelo Governo do Estado e conta com participação de empresas de diversos segmentos instaladas no Paraná.

O governador ainda destacou que o Estado foi eleito um Estado sustentável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Muitos países falam em desenvolvimento sustentável, mas pouco fazem. No Paraná, colocamos em prática ações concretas com essa finalidade”, completou.

Também compareceram à reunião o presidente da Renault para a América Latina, Luiz Pedrucci; o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo; e o diretor de Relações Institucionais, Marcus Aguiar; e o diretor de Comunicação da Renault, Caique Ferreira.

SETOR AUTOMOTIVO – O Paraná é o segundo polo de produção automotiva do Brasil. Na retomada econômica do pós-pandemia a indústria do setor também é destaque. Apresentou o segundo maior crescimento da indústria paranaense no acumulado de janeiro a setembro de 2021.

A produção de veículos automotores, reboques e carrocerias aumentou 44,3% no ano, ficando apenas atrás da fabricação de máquinas e equipamentos, que teve evolução de 73,1%. Os dados são do IBGE, divulgados nesta quarta-feira (10). 

“O Paraná se consolida como um estado estratégico para a produção automotiva. Indústrias importantes, como a Renault, reconhecem esse potencial, investem em nosso Estado e isso reflete na geração de emprego e renda para a nossa população”, reforçou o governador Ratinho Junior.

RENAULT DO BRASIL – A Renault está instalada no Paraná há mais de duas décadas. Possui cerca de 6,5 mil colaboradores diretos e 25 mil empregos indiretos. O Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, abriga quatro fábricas: a de automóveis, comerciais leves, motores e de injeção de alumínio.

No início do ano, a Renault do Brasil anunciou investimento de R$ 1,1 bilhão no Paraná até 2022. O valor foi destinado à renovação de veículos do atual portfólio da empresa e na formatação de um motor 1.3 turbo, de três cilindros.

Outra novidade é que a empresa lançou em outubro, em parceria com a Copel, o compartilhamento de carros elétricos e locação de curta duração Carsharing Copel. Dois veículos Zoe 100% elétricos ficam à disposição para uso pessoal ou profissional dos funcionários da Copel no polo Km3 da empresa, em Curitiba. O aluguel se dá mediante pagamento por hora ou diária.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião os secretários de Estado da Fazenda, Renê Garcia Junior; da Segurança Pública, Rômulo Marinho, Soares; e o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

Fonte: AEN

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile