Bolsas da Europa fecham mistas, com alguns índices apoiados por ações ligadas a commodities

O avanço de metais e do petróleo na sessão de hoje deu suporte aos papéis desses setores. Em Londres, as mineradoras Fresnillo e Glencore estiveram entre...

Publicado em

Por Agência Estado

As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta segunda-feira, 8, com alguns índices acionários apoiados por ações ligadas a commodities, embora dados da balança comercial da China tenham limitado o ímpeto de investidores no continente. Nesse cenário, o índice pan-europeu Stoxx 600 registrou alta de 0,04%, a 483,61 pontos.

O avanço de metais e do petróleo na sessão de hoje deu suporte aos papéis desses setores. Em Londres, as mineradoras Fresnillo e Glencore estiveram entre os destaques do pregão, com ganhos de 2,75% e 1,99%, respectivamente.

A petroleira Royal Dutch Shell (+0,49%) também teve desempenho positivo, embalada pela valorização do petróleo, após a Saudi Aramco anunciar aumento dos preços para dezembro.

Mesmo assim, o índice FTSE 100, referência no mercado britânico, registrou leve queda de 0,05%, a 7.300,40 pontos. Já o CAC 40, de Paris, avançou 0,10%, a 7.047,48 pontos.

Operadores reagiram também a indicadores macroeconômicos da China.Segundo a Administração Geral das Alfândegas do país asiático, as exportações chinesas aumentaram 27,1% na comparação anual de outubro, uma desaceleração em relação a setembro, mas superando a previsão de analistas. Já as importações cresceram 20,6%.

Apesar disso, as importações vindas da Europa recuaram, de acordo com o Commerzbank. “As empresas europeias, por um lado, estão sofrendo com o enfraquecimento da demanda chinesa e, por outro lado, podem ser espremidas tanto por gargalos na cadeia de suprimentos quanto por preços elevados de insumos”, explica o banco.

Nesse cenário, o índice DAX, de Frankfurt, perdeu 0,05%, a 16.046,52 pontos. Em Milão, o FTSE MIB cedeu 0,31%, a 27.711,09 pontos, na mínima do dia.

No radar das mesas de operações, as perspectivas de inflação ainda seguem como incógnitas. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, reiterou hoje que acredita que os preços vão desacelerar em 2022 e que seria contraproducente apertar a política monetária neste momento.

No noticiário corporativo, o Credit Suisse anunciou que fechou acordo para encaminhar clientes de corretagem ao banco francês BNP Paribas. A instituição suíça havia revelado que deixaria o segmento, para reduzir riscos. Mesmo assim, o papel do BNP Paribas perdeu 0,20% em Paris.

Nas praças ibéricas, o IBEX 35 perdeu 0,65%, a 9.070,80 pontos, enquanto o PSI 20, de Lisboa, subiu 0,34%, a 5.663,71 pontos.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile