Bolsonaro chama cassação de deputado pelo TSE por fake news de ‘estupro’

“Há três anos não converso com o deputado Francischini. A cassação dele foi um estupro”, disse Bolsonaro em evento em Ponta Grossa, no Paraná. “Aquela cassação...

Publicado em

Por Agência Estado

O presidente Jair Bolsonaro classificou nesta sexta-feira, 5, a cassação do agora ex-deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), condenado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por compartilhar fake news sobre as urnas eletrônicas, de “estupro” e “violência contra a democracia”.

“Há três anos não converso com o deputado Francischini. A cassação dele foi um estupro”, disse Bolsonaro em evento em Ponta Grossa, no Paraná. “Aquela cassação foi uma violência contra a democracia”, acrescentou.

Francischini foi cassado pelo TSE em 28 de outubro, após a Corte absolver a chapa de Bolsonaro com o vice-presidente Hamilton Mourão, eleita em 2018. A chapa vitoriosa era acusada de disseminar fake news na campanha presidencial.

“Nem na época do AI5 se fazia isso. O pessoal critica tanto o nosso AI5”, disse Bolsonaro sobre a cassação do deputado. Editado em 1968, o Ato Institucional número 5 (AI-5) foi o mais duro instrumento de repressão da ditadura militar.

As críticas do chefe do Executivo ao TSE nesta sexta-feira vieram logo depois de um reconhecimento da segurança do voto eletrônico, de que o voto eletrônico será confiável em 2022. “O ideal é o impresso, mas o eletrônico agora vai dar certo”, afirmou Bolsonaro.

Depois de uma forte campanha pelo voto impresso, proposta derrotada no Congresso, o presidente passou a dizer que o voto eletrônico será confiável nas próximas eleições graças ao acompanhamento do processo eleitoral pelas Forças Armadas, a partir de um convite do TSE.

Durante a cerimônia no Paraná, o presidente ainda lembrou seu voto a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, dedicado ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que torturou a petista e de outros militantes ao longo da ditadura.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile