Rio Open confirma lista e terá cinco tenistas do Top 30 neste ano

Os principais destaques são o austríaco Dominic Thiem, atual número quatro do mundo, o italiano Matteo Berrettini (8º), os argentino Diego Schwartzman (13º) e Guido Pella...

Publicado em

Por Agência Estado

Após anunciar seus principais destaques nos últimos meses, a organização do Rio Open divulgou nesta quarta-feira a lista completa dos tenistas que vão competir no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, entre 16 e 23 de fevereiro. O maior torneio da América do Sul terá cinco jogadores do Top 30 do ranking.

Os principais destaques são o austríaco Dominic Thiem, atual número quatro do mundo, o italiano Matteo Berrettini (8º), os argentino Diego Schwartzman (13º) e Guido Pella (25º) e o croata Borna Coric (28º).

“Tentamos Grigor Dimitrov, Andrey Rublev, Stan Wawrinka, mas não conseguimos. Mas mesmo assim, estou satisfeito com a lista deste ano. Queríamos renovar, trazer novos nomes e conseguimos”, comentou Luiz Carvalho, diretor do Rio Open, nesta quarta. “Em seis das sete edições do Rio Open, conseguimos trazer dois tenistas do Top 10.”

Na sua avaliação, a lista está equilibrada por contar com jogadores mais experientes, como o espanhol Fernando Verdasco e o ucraniano Alexandr Dolgopolov (com ranking protegido) e também representantes da nova geração, como o chileno Nicolas Jarry, o norueguês Casper Ruud e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.

“Essa é uma das listas mais completas, mais homogêneas e bacanas que o Rio Open já teve. Teremos uma boa geração de NextGen, como o Jarry e o Davidovich, que vai ser a minha maior aposta para a edição deste ano”, comentou Carvalho.

A surpresa da lista é a ausência de brasileiros. Thiago Monteiro estava perto de conseguir entrar direto, mas ficou como o primeiro “alternate”, à espera de apenas uma desistência para entrar na chave principal. A lista teve como ponto de corte a 85ª posição do ranking. Monteiro é o atual 87º.

“Espero que o Monteiro consiga entrar na chave. Faz toda a diferença ter brasileiros no torneio”, comentou o diretor do torneio. Se Monteiro conseguir entrar direto, a organização poderá dar o convite que resta a João Menezes, campeão pan-americano em Lima, no ano passado. O Brasil, assim, teria ao menos três representantes na chave.

E isso porque Felipe Meligeni já está garantido por ter recebido o convite concedido ao campeão da Maria Esther Bueno Cup, torneio organizado pelo Rio Open para jovens tenistas brasileiros.

Outro convite foi dado à promessa espanhola Carlos Alcaraz. O tenista de apenas 16 anos, o mais jovem do Top 500 do ranking, é treinado pelo ex-número 1 do mundo Juan Carlos Ferrero, rival de Gustavo Kuerten nos anos 2000. O espanhol ficou com o convite que geralmente é reservado pela organização a um jovem tenista agenciado pela IMG, empresa parceira do torneio brasileiro.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile