ITE-Facamp cai 0,5% em agosto após recuar 1,3% em julho

Como resultado, a média móvel trimestral do ITE-Facamp ficou negativa em 1,2% nesta leitura. ...

Publicado em

Por Agência Estado

O Índice de Tendência Econômica da Facamp (ITE-Facamp) de agosto caiu 0,5% em relação a julho, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, o indicador havia recuado 1,3%.

Como resultado, a média móvel trimestral do ITE-Facamp ficou negativa em 1,2% nesta leitura.

No trimestre móvel encerrado em julho, a média era de queda de 0,7%.

Na comparação com agosto de 2020, o ITE-Facamp avançou 5,5%, abaixo do crescimento interanual de 9,3% observado no mês anterior.

No acumulado de 12 meses, o índice acelerou de 10,2% em julho para 10,4% nesta leitura.

Os pesquisadores do Núcleo de Estudos de Conjuntura (NEC) da Facamp afirmam que a desaceleração da atividade reflete incertezas em torno da economia. Segundo os analistas, a lenta recuperação da renda, o desabastecimento em cadeias produtivas e a desvalorização cambial têm comprometido as decisões de gasto das empresas, apesar do avanço da vacinação.

“Ainda que o setor de serviços se recupere no segundo semestre, o fraco desempenho da demanda e os choques de oferta podem promover a manutenção da tendência negativa do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre, comprometendo as previsões de crescimento para 2021″, afirma o professor Saulo Abouchedid, em nota.

O indicador

Segundo o NEC-Facamp, o ITE tem um coeficiente de correlação (r) de 0,83 com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), principal proxy mensal do PIB brasileiro, e uma antecedência de poucos dias em relação a este índice.

A correlação do ITE-Facamp com o PIB trimestral é de 0,79.

O ITE-Facamp mensal tem divulgação pelo Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) sempre entre os dias 10 e 15 de cada mês.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile