Apenas 4 em 10 entram na USP na 1ª tentativa

Entre os alunos que foram aprovados no ano passado, 31,5% já haviam feito a prova uma vez e 28,7% tinham feito mais de duas vezes. Além...

Publicado em

Por Agência Estado

Considerada uma das provas mais difíceis do País, começa neste domingo, 5, a segunda fase do vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest). Com um dia de exame de disciplinas específicas para cada carreira escolhida, o grau de dificuldade é avaliado como um dos mais exigentes. As estatísticas de anos anteriores mostram que mais de 60% dos que fizeram matrícula já haviam feito a prova anteriormente.

Entre os alunos que foram aprovados no ano passado, 31,5% já haviam feito a prova uma vez e 28,7% tinham feito mais de duas vezes. Além disso, entre os que conseguiram a aprovação logo após terminar o ensino médio, 16,2% fizeram a prova como treineiro no ano anterior. Os dados comprovam as dicas e as principais recomendações dos professores de cursinho, de que o treino é fundamental para a aprovação na Fuvest.

Nesta segunda etapa, todas as questões são dissertativas. No primeiro dia, os candidatos realizam a prova de Língua Portuguesa e a redação. No segundo dia, fazem disciplinas específicas de cada carreira.

Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, diz que, além do alto grau de exigência das questões, o formato da prova, com questões dissertativas, também desafia os candidatos. “As principais provas do País, como o Enem e inclusive a primeira fase da Fuvest, são de múltipla escolha. O aluno treina muito nesse formato.”

A lista de aprovados para a segunda fase da Fuvest foi divulgada no dia 9 de dezembro, deixando menos de um mês de preparação para a última etapa. Alvarez diz que o aluno deve se dedicar nesse período para revisar conteúdos das disciplinas específicas e refazer provas de anos anteriores para se acostumar ao formato. “Ele estudou durante todo o ano, o candidato sabe o que precisa saber.”

A prova de Língua Portuguesa e a de redação, feitas no primeiro dia, equivalem a cerca de um terço do peso da nota final e são apontadas como o principal diferencial nos cursos mais concorridos da Universidade de São Paulo (USP). Segundo levantamento do cursinho Poliedro, em alguns cursos a redação equivale a 13% da nota e Português, a 18%. A USP oferece 11.147 vagas em 106 carreiras. A lista de aprovados na segunda fase da Fuvest sai no dia 24 de janeiro. Essa é a data da primeira chamada. A segunda chamada acontece no dia 31 de janeiro. E a terceira chamada é no dia 7 de fevereiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile