Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze estreiam em mesmo barco na SSL Gold Cup

O capitão do ‘Dream Team’ nacional, o time dos sonhos, é Robert Scheidt, um dos grandes nomes da história da vela. Ao lado dele estarão as...

Publicado em

Por Agência Estado

Imagina ter em um mesmo barco bicampeões olímpicos, medalhistas e grandes velejadores? É isso que terá na embarcação da seleção brasileira para a disputa do evento-teste da SSL Gold Cup, competição inspirada na Copa do Mundo de futebol e que será realizada entre maio e junho do próximo ano. A disputa começa nesta segunda-feira e vai até 3 de outubro, no Lago Neuchâtel, na Suíça.

O capitão do ‘Dream Team’ nacional, o time dos sonhos, é Robert Scheidt, um dos grandes nomes da história da vela. Ao lado dele estarão as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, além de Gabriel Borges, Juninho Jesus, Alfredo Rovere, Henry Boening, Henrique Haddad, João Signorini e Andre Fonseca.

A Star Sailors League fornece o barco de 47 pés para todas as equipes do evento-teste. “O Brasil tem uma oportunidade legal de contar com um time. Montamos uma boa tripulação e agora precisamos nos entrosar. Reunimos talentos de diferentes áreas, mas formar um time é sempre um desafio”, afirmou Scheidt.

Na disputa desta segunda-feira, o Brasil vai velejar na flotilha 1 contra Argentina, Omã e Croácia. Na flotilha 2 estão Estônia, Israel, Hungria e Suíça. Apenas dois barcos de cada grupo avançam para a final. O evento era para ter sido realizado no ano passado, mas acabou adiado por causa da pandemia de covid-19.

Já em 2022, a SSL Gold League terá o mesmo sistema de disputa, mas pelo regulamento o Brasil entra direto nas quartas de final. “Temos uma equipe boa no papel, que precisa velejar bem junta. O importante é reunir o time e dividir as funções no barco. Formar a tripulação mesmo. Vai ser um aprendizado, pois nem todo mundo velejou nesse barco. Mas é um evento bem bacana, um novo conceito de competição que prioriza a emoção, tanto para o público quanto para os atletas, preservando o espírito e a tradição da vela”, explicou Scheidt.

No total, 56 países estão inscritos para a SSL Gold League. “Este primeiro evento da seleção brasileira de vela será muito importante para entendermos quais os pontos fracos da equipe e poder trabalhar nas soluções”, disse Bruno Prada, gerente da equipe e que fez uma dupla vitoriosa com Scheidt na classe Star.

“Um campeonato entre nações é muito legal. A vela finalmente terá o equivalente a uma Copa do Mundo de futebol. O objetivo é fazer o barco da forma mais simples possível. Se colocar muita tecnologia, cria-se dificuldade para velejar. Mas não é um barco fácil, pois terá uma série de detalhes. O que vai valer é a capacidade da tripulação de manusear os cabos e ajustar as velas”.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile