CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Clint Eastwood em busca de salvação para seus heróis

O jornal, os colegas, a categoria inteira veio numa fúria santa, exigindo retratação. Na ficção de Clint, a jornalista dá-se conta de que pisou na bola,...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Clint Eastwood teve talvez as piores críticas de sua carreira pelo novo filme. Voltou aos tempos de Dirty Harry, quando o trabuco do herói, o Magnum 44 – substituto do pênis no jargão psicanalítico -, fazia dele o terror das feministas. Era o porco, o chauvinista. Foi uma longa trajetória para uma nova humanização. De chofre, a personagem da jornalista de O Caso Richard Jewell fez voltar o pesadelo. Na trama do filme, e tal como interpretada por Olivia Wilde, ela é amoral. Vale tudo pela reportagem, até dormir com a fonte, um agente pouco confiável do FBI, e assumir sua versão como verdadeira.

O jornal, os colegas, a categoria inteira veio numa fúria santa, exigindo retratação. Na ficção de Clint, a jornalista dá-se conta de que pisou na bola, foi usada. Não importa. Não existe mais liberdade ficcional, o que há hoje é uma ditadura do politicamente correto. Por isso, a frase de Margot Robbie, como a Arlequina, no trailer de Aves de Rapina, é tão libertadora, no que tem de agressiva. “Não chame uma mulher de garota. Chame de vaca, se preciso. Menina, não.”

O Caso Richard Jewell, outra história real, prossegue com uma investigação que Clint, como autor, vem fazendo já há algum tempo. Ele não confia nas instituições. Já não confiava desde o tempo de Dirty Harry, personagem que um de seus mentores, Don Siegel, criou com uma intenção e depois foi sendo desvirtuado – inclusive por Clint. O xerife de Os Imperdoáveis, que lhe valeu o Oscar, era uma aberração. J. Edgar Hoover, o poderoso chefão do FBI, tal como interpretado por Leonardo DiCaprio, com sua cara de bebê chorão envelhecido, era outra. O horror, o horror.

Não é de hoje que os heróis de Clint correm perigo. Sully, o herói do Rio Hudson, interpretado por Tom Hanks, passa de um dia para o outro à condição de vilão, um homem sob suspeita. Os personagens de Gran Torino e A Mula, interpretados pelo próprio Clint, são penalizados. Um se sacrifica e outro vai preso, mantendo sua integridade. Nesse quadro, Richard Jewell tem tudo a ver. Interpretado por Paul Walter Hauser, é simplório. Com preconceito, a jornalista o define como “aquele balofo que ainda mora com a mãe”. Richard quer ser importante, sonha com uma carreira de policial, mas o máximo que consegue é ser inspetor de disciplina numa escola – destituído por abuso de função – e auxiliar de segurança num parque de diversões.

É como esse último, no quadro de paranoia da Olimpíada de Atlanta, quando os EUA temiam ataques do terror, que o conservador patético vira herói ao suspeitar de uma mochila abandonada no parque superpovoado. O artefato explode, causa estragos, mas eles seriam muito maiores – as vítimas idem – não fosse Richard. O garoto de mamãe (Kathy Bates) chegou lá. Virou herói.

No dia seguinte, passa a suspeito do FBI. As reportagens o incriminam. Sam Rockwell, cada vez melhor ator – quem poderia imaginar que ele ficaria tão bom? -, o defende. Contra tudo e todos, contra ele mesmo, porque Richard, por sua natureza, é formatado para a derrota, para o sacrifício. Não com Clint. É um clássico. Um humanista. Sua repórter não presta, mas se redime. O advogado pega o caso porque, no fundo, não tem nada a perder. Clint anda cada vez mais desencantado com a América. Pena que a correção o esteja paralisando. Questões de gênero ficaram intocáveis. Viraram camisas de força.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais