AMP

S&P eleva projeção de crescimento do PIB da zona do euro de 4,4% para 5,1%

No documento, a S&P classifica como a recuperação da economia do bloco monetário após as restrições à atividade adotadas em março e abril como “surpreendentemente forte”....

Publicado em

Por Agência Estado

A S&P Global Ratings aumentou sua previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 2021, de alta de 4,4% para avanço de 5,1%, segundo informou a agência de classificação de risco, em comunicado nesta quinta-feira, 23.

No documento, a S&P classifica como a recuperação da economia do bloco monetário após as restrições à atividade adotadas em março e abril como “surpreendentemente forte”.

A retomada mais acelerada que o previsto, porém, também criou pressões inflacionárias, o que levou a instituição a revisar para cima a sua projeção para a inflação da zona do euro em 2021, de 1,8% para 2,2%.

“No entanto, continuamos vendo a inflação desacelerando abaixo do meta do Banco Central Europeu (BCE) – de 2% ao ano – em 2022, com base em alta de salários mais moderada e queda do ritmo de crescimento”, ressalta a S&P.

O caráter transitório da inflação, na visão dos analistas da agência, não requer um aperto da política monetária pelo BCE. Desta forma, a S&P dz esperar um aumento das compras de bônus mesmo após o término do período do Programa de Compras Emergenciais da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês), e diz que o BCE não deve elevar sua taxa de juros antes do fim de 2024.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile