AMP
Divulgação

Novo medicamento para tratar pacientes com Covid-19 é estudado por Hospital Paranaense

Molécula é considerada promissora para diminuir danos causados nos mais diversos órgãos e sistemas do organismo...

Publicado em

Por Redação CGN

Divulgação

Referência em alta complexidade no Paraná e no Sul do Brasil, o Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, realiza um estudo com novo medicamento para tratar pacientes com Covid-19.

“O estudo está em fase de randomização para o tratamento de Covid-19. Trata-se de uma molécula promissora com propriedades anti-inflamatórias que atua na chamada ‘tempestade de citocinas’, que é responsável pela piora clínica e internação dos pacientes. Com a inibição destes efeitos, espera-se que seja capaz de diminuir os danos causados pelo coronavírus nos mais diversos órgãos e sistemas do organismo. É um novo medicamento anti-inflamatório já estudados em outras doenças inflamatórias”, explica o médico Dalton Precoma, coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do HAC e chefe do Setor de Cardiologia. Ele ressalta que esse medicamento não é um antirretroviral como o Tamiflu (usado contra a gripe H1N1).

Os critérios de seleção, em linhas gerais, incluem a confirmação da Covid-19, estar em uso de oxigênio e com alguma comorbidade grave associada, como diabetes, hipertensão, idosos acima de 65 anos, obesidade mórbida ou doença pulmonar crônica. “O paciente é selecionado aleatoriamente para o estudo pacientes entre aqueles que têm esse perfil desejado, processo este chamado de randomização.”

O Departamento de Ensino e Pesquisa Clínica (DEP) do HAC é, até o momento, o centro que lidera no número de pacientes no estudo no Brasil, com igual número do que os Estados Unidos que também iniciou o estudo recentemente. “Temos mais três estudos relacionados ao tratamento de Covid-19 em fase final de implementação, todos com moléculas novas e promissoras em fase três de testes – que é quando a droga ou medicamento já foi testado e está em aplicação clínica”, antecipa Precoma.

Além dos estudos relacionados à Covid-19, o departamento atua há mais de 18 anos na pesquisa clínica em cardiologia, sendo responsável direto e indireto pela implementação e segurança de tratamentos que mudaram paradigmas nesta área. Recentemente, o DEP conta com o apoio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMDPI) de Campina Grande do Sul para viabilizar muitas das suas iniciativas e pesquisas.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X