Conecte-se conosco

Cascavel

Casos de diarreia voltam a aumentar em Cascavel e saúde faz alerta

Nas duas últimas semanas de agosto e na primeira quinzena de setembro número de casos ficou acima da média...

Publicado em

Casos de diarreia voltam a aumentar em Cascavel e saúde faz alerta

A vigilância Epidemiológica de Cascavel constatou um aumento no quadro de diarreia nas duas últimas semanas de agosto e na primeira quinzena de setembro. Uma nota chegou a ser emitida alertando para as medidas de prevenção de transmissão da doença.  

Os casos que chegam nas UPAs são contabilizados e a média normal é de 250 casos por semana. No período citado o volume havia ficado acima disso, mas os números não foram detalhados pelo município. Na última semana os números voltaram à normalidade, com 227 casos registrados.

Beatriz Tambosi, da Vigilância em Saúde, ressalta que neste período do ano é normal um leve aumento de casos devido às condições climáticas e mudança de estação

 A orientação é cuidar com o preparo e conservação dos alimentos dos alimentos, lavar as mãos antes de qualquer refeição e depois de usar o banheiro. 

No início deste ano a cidade passou por um surto da doença chegando a mais de 500 casos por semana. 

Água

Devido ao rodízio de água da Sanepar, existe uma recomendação extra. Quem tem caixa d'água deve avaliar a limpeza e ferver a água enquanto isso não tiver sido feito.

Quem não tem caixa d'água deve ficar atento e avisar a Sanepar se perceber água suja depois do retorno do abastecimento.

"Os dados referentes a qualidade da água, continuam sendo monitorados e a companhia de abastecimento mantém o preconizado pela legislação", diz Beatriz. 

A doença diarreica aguda pode ser causada por vírus, parasitar e bactérias. Os sintomas mais frequentes são: diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e febre.

Ao manifestar os sintomas é preciso manter a hidratação e procurar atendimento médico. Crianças e idosos são mais vulneráveis à doença.



Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.

Clique aqui e participe do nosso grupo no whatsapp

Publicidade