AMP

Muchas gracias, hermanos!

Em mais uma tentativa para conter a grave crise financeira que assola o país, o Congresso Nacional aprovou um pacote econômico enviado pelo presidente Alberto Fernández...

Publicado em

Por Caio Gottlieb

Bem que as lideranças do agronegócio brasileiro poderiam enviar uma mensagem com elogios e agradecimentos ao novo governo da Argentina.

Em mais uma tentativa para conter a grave crise financeira que assola o país, o Congresso Nacional aprovou um pacote econômico enviado pelo presidente Alberto Fernández que eleva os impostos de exportação de produtos agrícolas como a soja, o milho e o trigo.

Embasaram a iniciativa dois motivos: a visão míope dos peronistas sobre os produtores rurais, considerados latifundiários de alta renda que devem entregar parte de seus lucros para os cofres de uma nação historicamente mal administrada, e a crença fantasiosa de que a produção precisa permanecer no mercado interno para, no pensamento deles, reduzir o preço dos alimentos.

Trata-se da mesma medida inócua e desastrosa adotada nos dois mandatos de Cristina Kirchner, hoje ocupando a vice-presidência, que resultou em desabastecimento e aumento da inflação, levando muitos agricultores a migrar para o Uruguai e o Paraguai para seguir cultivando a terra em condições mais favoráveis.

Não é preciso ser um especialista no assunto para deduzir que a majoração dos tributos no campo vai beneficiar os países que competem com a Argentina na exportação desses produtos.

Em resumo, como avalia o consultor Luiz Nery Ribas, “nas próximas safras, os produtores argentinos provavelmente irão recalcular se compensa mesmo plantar. Isso deve abrir mais espaço para o Brasil”.

Viva Perón!

(Leia e compartilhe outras postagens acessando o site: caiogottlieb.jor.br)

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile