Mais afetados pela pandemia, comércio e serviços agora lideram alta de empregos no Paraná

Em ambos os setores, o Paraná é o quarto estado com maior saldo de empregos no período. À frente estão apenas São Paulo (45.195 em serviços...

Publicado em

Por Paulo Eduardo

melhor mês de julho na geração de empregos no Paraná desde 2010  foi liderado pelos setores de comércio e serviços, apontando para a recuperação econômica do Estado no pós-pandemia. Esses setores foram os mais afetados pela crise sanitária. Com saldo de 7.348 empregos no mês, o setor de serviços puxou o recorde, representando 50,7% do total paranaense de 14.492 empregos. Já o comércio vem em segundo lugar, com 3.401 vagas preenchidas com carteira assinada (23,46%).

Em ambos os setores, o Paraná é o quarto estado com maior saldo de empregos no período. À frente estão apenas São Paulo (45.195 em serviços e 23.536 em comércio), Minas Gerais (12.276 em serviços e 8.331 em comércio) e Rio de Janeiro (8.755 em serviços e 4.580 em comércio).

No acumulado de janeiro a julho, os serviços já apresentam saldo de 47.836 vagas. No comércio, o número soma 26.700 empregos. Os dados levam em consideração o saldo de carteiras assinadas no período com base nos números mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência.

“O Paraná vive um bom momento. A alta de empregos no comércio e nos serviços comprova que estamos preparados para uma grande recuperação econômica pós-pandemia”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Mesmo com a crise que a Covid-19 projetou em termos econômicos, conseguimos ter o menor prejuízo possível perante outros estados. E retomamos o crescimento de empregos neste ano de forma muito expressiva, uma demonstração de que a nossa economia está muito forte, fruto de um governo que busca descomplicar”, disse ele.

Dentre os esforços de desburocratização, o governador exemplifica a abertura de empresas no Estado, que é uma das mais rápidas do Brasil, com média de 1 dia e 9 horas no mês de julho. A média nacional é de 2 dias e 20 horas.

JULHO – Com saldo positivo de 14.492 vagas com carteira assinada, em 2021 o Paraná teve o melhor mês de julho em empregos desde 2010. O número é 64% maior que no mesmo mês de 2020. O saldo acumulado entre janeiro e julho é de 132.328 empregos. O resultado faz do Paraná o quarto estado que mais abriu postos de trabalho em 2021 no país no primeiro semestre, atrás apenas de São Paulo (594.613), Minas Gerais (219.560) e Santa Catarina (139.410).

“Esse resultado é fruto do trabalho de todas as pessoas: do comércio, da indústria, do agronegócio, da construção civil, enfim, desse ambiente propício para gerar negócios que é o Paraná. Estamos atraindo diversas empresas do Brasil e de fora para investir no nosso Estado. É assim que damos dignidade e oportunidade para a nossa população”, reforçou Ratinho Junior.

RECUPERAÇÃO ECONÔMICA – Para o coordenador estadual de Mercado e Varejo do Sebrae/PR, Lucas Hahn, a alta nos dois setores mais afetados pela pandemia são reflexo de uma maior confiança da população, conforme a situação sanitária melhora. Segundo ele, o avanço da vacinação faz com que a população esteja mais disposta a voltar a uma rotina mais próxima do normal, o que aumenta a movimentação do comércio e a solicitação por serviços.

“A perspectiva é otimista. Quando a gente sai de uma crise, existe uma demanda reprimida. O consumo já aumentou no segundo trimestre e, no segundo semestre, teremos um crescimento ainda maior dessas atividades, impulsionando a retomada econômica”, explica o coordenador.

O especialista também analisa que o agronegócio, base econômica do Paraná, ajudou a sustentar outras áreas durante a pandemia, o que dá mais fôlego à recuperação. Isso acontece porque a alta do dólar e a exportação de commodities favoreceram a renda interna, que acaba sendo distribuída entre outros setores.

“O Paraná tem uma economia diversificada. Isso facilita a sua recuperação, já que um setor auxilia o outro. Consequentemente, as perspectivas são de uma melhora já para o segundo semestre, e de números ainda maiores em 2022”, acrescenta Hahn.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam o crescimento dos setores: a indústria paranaense, por exemplo, cresceu 17,9% no primeiro semestre de 2021 . Já o comércio varejista, por sua vez, cresceu 8% no período.

SERVIÇOS — Dentro dos serviços, a área que mais empregou no Paraná neste mês foi a de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com 4.995 empregos. A categoria abarca os setores de informação e comunicação (saldo de 757 empregos); atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (208); atividades imobiliárias (76); atividades profissionais, científicas e técnicas (915); e atividades administrativas e serviços complementares (3.039).

Também apresentaram saldo positivo o setor de transporte, armazenagem e correio (1.190 vagas) e de alojamento e alimentação (1.546). Tiveram saldo negativo, os serviços de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (-238), serviços domésticos (-1) e outros serviços (-144).

MUNICÍPIOS — O cenário positivo paranaense não se concentra em poucas cidades. Ao contrário: se espalha por todo o território. Dos 399 municípios paranaenses, 367 tiveram mais admissões do que demissões entre janeiro e julho deste ano. O número representa 92% do Estado. Das outras 32 cidades, 15 encerraram até 10 vagas e 23 até 20 vagas.

SALDO POR SETOR — Veja o saldo na geração de empregos em julho de 2021 em todos os setores avaliados:

Serviços: 7.348

Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas: 3.401

Indústria geral: 2.844

Construção: 834

Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: 65

ACUMULADO – Confira o saldo na geração de empregos em todos os setores no acumulado de janeiro a julho de 2021:

Serviços: 47.836

Indústria geral: 38.165

Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas: 26.700

Construção: 16.145

Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: 4.872.

Fonte: AEN.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X