Brasil conta com nova geração do tênis para enfrentar o Líbano pela Copa Davis

O grupo é composto principalmente por atletas jovens e que atravessam bom momento no circuito profissional. O capitão Jaime Oncins convocou para o duelo Felipe Meligeni...

Publicado em

Por Agência Estado

O Brasil está convocado para o próximo compromisso pela Copa Davis. Para o confronto contra o Líbano, nos dias 18 e 19 de setembro, a equipe contará com a nova geração do tênis brasileiro para enfrentar os donos da casa no duelo válido pelo Grupo Mundial I da competição, que é a Copa do Mundo da modalidade.

O grupo é composto principalmente por atletas jovens e que atravessam bom momento no circuito profissional. O capitão Jaime Oncins convocou para o duelo Felipe Meligeni Alves (201.º colocado no ranking da ATP), João Menezes (229.º), Orlando Luz (272.º) e Rafael Matos (82.º nas duplas). Junta-se a eles o experiente duplista Marcelo Demoliner, atual 50.º do mundo.

“Esse é um bom confronto para seguir no caminho que eu quero e que foi o que sempre propus fazer: a renovação do nosso time aos poucos. Venho acompanhando a performance de todos esses atleta há tempos, pegando informações, e cheguei à conclusão de que este era o formato que eu estava buscando juntamente com o Marcos Daniel. Temos ainda o Demoliner, que se soma ao grupo justamente com essa proposta de agregar mais experiência aos jovens”, destacou Jaime Oncins. “São jogadores que estão com muita vontade, e estão se solidificando no circuito, mantendo a regularidade. Penso que é o momento ideal para chamar esses jogadores”, concluiu o treinador.

O paulista Felipe Meligeni Alves, de 23 anos, atravessa o melhor momento na carreira. Campeão do Challenger de São Paulo no fim do ano passado, em 2021 ele atingiu a semifinal de outros três torneios do mesmo nível. Essa é a segunda convocação do atleta para a Copa Davis com Oncins. No último compromisso, contra a forte equipe da Austrália, esteve em quadra na vitória sobre a dupla do país da Oceania.

O mineiro João Menezes, de 24 anos, está na terceira convocação com o treinador, com quem também trabalhou no título do Pan-Americano de Lima-2019, no Peru, e nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, no Japão, em que protagonizou uma excelente partida na estreia contra o croata Marin Cilic.

O gaúcho Orlando Luz está com 23 anos e fará a sua estreia em Copas Davis como atleta convocado. Na última semana, ele chegou à final do Challenger de San Marino, confirmando o momento de evolução. Neste ano, ele também faturou o título de simples do ITF M15 de Antalya (Turquia) e fez a final do ITF M25 de Wroclaw (Polônia).

Também do Rio Grande do Sul e igualmente estreante em Copa Davis, Rafael Matos, de 25 anos, vive o melhor momento profissional no circuito de duplas, em que conquistou quatro títulos neste ano. Ao lado de Orlando Luz, foi campeão de três torneios de nível Challenger em 2021 e jogando com Felipe Meligeni Alves venceu o ATP 250 de Córdoba, na Argentina.

Mais experiente do grupo, Marcelo Demoliner está com 32 anos e vai para o quarto confronto de Copa Davis – o segundo com o capitão Jaime Oncins. No currículo, o gaúcho conta com 18 títulos de torneios de nível challenger e quatro ATPs 250.

Como de costume, o Brasil terá um atleta convidado para participar da semana de treinamentos com a equipe principal. Desta vez o integrante da delegação será o paulista Matheus Pucinelli, de 20 anos, campeão de três torneios da ITF nesta temporada.

Mandante do confronto, a equipe libanesa definiu o Automobile and Touring Club, em Jounieh (16 km ao norte de Beirute), como palco do embate. O duelo será disputado em quadra rápida descoberta.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X