AMP

Presidente da Coopavel faz balanço sobre setor agropecuário e acredita em retomada no crescimento a partir de 2020

Dilvo Grolli também avaliou os governos do Paraná e Brasil, além de contar detalhes sobre a próxima edição do Show Rural Coopavel......

Publicado em

Por Paulo Eduardo

A reportagem da CGN conversou com o presidente da Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), Dilvo Grolli, para explanar sobre questões envolvendo o setor agrícola que tem crescido principalmente devido ao avanço da tecnologia.

Dilvo acredita que 2019 foi um bom ano para a agricultura e para a pecuária brasileira.

“Nós tivemos bons preços na soja e no milho. A cadeia de produção aumentou, tivemos mais valores, além do aumento nas exportações paranaenses”, conta.

O presidente da cooperativa também comentou sobre a expectativa para o setor agrícola no próximo ano.

“2020 deve ser um bom ano para o setor do agronegócio, porque os preços agrícolas permanecerão nos níveis que estão hoje”, comenta.

Segundo Dilvo, a demanda do mercado internacional tem aumentado, e com isso favorece a estabilidade na agropecuária. Ele ainda destaca que o Paraná é um dos estados que mais produz carnes no país, sendo o maior produtor de carne de frango.

Mesmo com o aumento no preço das carnes nos últimos meses, chegando a aproximadamente 40% para o consumidor final, Dilvo espera que em 2020 os valores se acomodem e até mesmo que haja redução.

Grolli também comentou sobre a aquisição de uma das maiores indústrias do setor. Para expandir os negócios, a Coopavel adquiriu a empresa Sementes Guerra, localizada no Sudoeste do estado.
O objetivo é aumentar tanto a participação no mercado cooperativista, quanto a geração de empregos.

Dilvo Grolli falou sobre as ações relacionadas ao setor agrícola por parte do presidente Jair Bolsonaro e do governador do Paraná, Ratinho Junior. O presidente da Coopavel acredita que o saldo dos governantes é positivo, e que dando continuidade no trabalho nos próximos anos, a expectativa é de retomada no crescimento brasileiro.

“Vamos fazer uma análise: em 2015 e 2016 a economia brasileira teve PIB (Produto Interno Bruto) negativo, ou seja, se produziu menos nestes anos, do que em 2014. Já nos últimos três anos tivemos o início da retomada do crescimento da economia” ressalta.

Show Rural Coopavel

Mais uma edição do Show Rural Coopavel acontece no período de 3 a 7 de fevereiro de 2020 e a expectativa é de que 250 mil pessoas visitem o parque tecnológico.

Neste ano, o evento contará com a presença de 650 expositores de empresas que representam o que há de melhor nos mais diversos segmentos e nichos da cadeia produtiva do agronegócio.

A 32ª edição espera movimentar R$ 2 bilhões em negócios.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile