AMP

Depen autoriza retorno das visitas graduais nas penitenciárias federais

Ainda não há a previsão de liberação de visitas aos presos da penitenciárias estaduais, a exemplo a PIC e PEC ...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Por meio da Portaria Nº 14, de 30 de julho de 2021, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) autoriza o retorno gradual da visita presencial do cônjuge, do companheiro e de parentes aos presos custodiados nas Penitenciárias Federais por meio do parlatório, e mantém a realização de visitas virtuais, por intermédio da Defensoria Pública da União, e os atendimentos de advogados.

Em virtude das medidas de proteção para o enfrentamento à Covid-19, será permitida, exclusivamente, a visita de pessoas que comprovem ter recebido as duas doses da vacina para COVID-19 ou a vacina de dose única, há mais de 14 dias, sendo obrigatória a apresentação de cartão de vacinação original pelo visitante no dia da visita.

Ficam mantidas as visitas virtuais, por intermédio das respectivas unidades da Defensoria Pública da União, observando-se o regramento contido na Portaria conjunta Depen/DPGU nº 500, de 30 de setembro de 2010.

Os atendimentos de advogados nas Penitenciárias Federais continuam limitados a 04 (quatro) agendamentos por dia e com duração de 30 (trinta) minutos, sem prejuízo dos casos urgentes.

A Portaria também ressalta a observância do Procedimento Operacional Padrão com Medidas de Controle e Prevenção da Covid-19 no Sistema Penitenciário Federal. O documento está na 5ª versão e traz informações sobre as ações preventivas contra a Covid-19, como os equipamentos de proteção da saúde a serem utilizados para um atendimento adequado e seguro. O objetivo do POP é trazer orientações específicas e mais atualizadas possível para a proteção de todos os envolvidos.

As recomendações contidas no POP estão fundamentadas nos procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile