AMP

Credenciamento de hospitais para oferecer UTI pelo PAI começa dia 9

Expectativa é já ter leitos da rede particular disponíveis no mês de janeiro para atender pacientes SUS em caso de superlotação nos hospitais públicos e credenciados...

Publicado em

Por Mariana Lioto

Dia 9 de janeiro é o prazo para que os hospitais interessados em oferecer leitos pelo PAI (Programa de Atendimento Imediato) apresentem documentação. O programa que teve lei sancionada em novembro lançou edital da concorrência e a expectativa é ter os primeiros hospitais credenciados já nos primeiros dias da abertura.

A partir de então quando um paciente SUS precisar de um leito de UTI, com risco à vida, e não houver leito disponível na rede pública ou credenciada, a prefeitura poderá usar o leito dos hospitais particulares que responderem ao chamamento.

Vale lembrar que oferecer atendimento hospitalar é uma responsabilidade do Estado e não das Prefeituras. Em Cascavel, no entanto, o Município decidiu implantar o programa para resolver casos graves que hoje ficam sem assistência.

“Estamos trabalhando em outras frentes para melhorar o fluxo de atendimento e o sistema como um todo, mas, em geral, temos um caso ou dois por mês de paciente grave que não consegue o leito normalmente pelo SUS. O PAI é um complemento importante, para quando for necessário recorrer à rede particular”, comenta o secretário de Saúde, Thiago Stefanello.

O chamamento prevê ao longo do ano 180 diárias e 90 meia diária em dois tipos de UTI, além de R$ 180 mil para procedimentos utilizados pelo paciente. O valor total estimado é de R$ 413 mil, que poderá ser revisto conforme necessidade.

O edital prevê pagamento de valores entre 50% e 100% acima da Tabela SUS para que haja hospitais interessados. Depois de resolver o problema do paciente oferecendo o atendimento imediato, o município cobrará do Estado o ressarcimento.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile