Conecte-se conosco

Cascavel

Racionamento de água em Cascavel: vi o vizinho lavando a calçada, o que devo fazer?

As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize...

Publicado em

Racionamento de água em Cascavel: vi o vizinho lavando a calçada, o que devo fazer?

Desde que a Sanepar anunciou que Cascavel vive uma crise no abastecimento de água, a CGN tem recebido diversas denúncias relatando que pessoas estão lavando calçadas, carros e fachadas de imóveis.

Os relatos são de vários pontos da cidade e os casos são os mais variados possíveis. Hoje, inclusive, envolveram a prefeitura de Cascavel, já que uma piscina do Centro da Juventude recebia limpeza durante a manhã.

Diante da grande preocupação da população, a CGN procurou a Sanepar para saber o que os internautas devem fazer quando virem alguém usando água fora da orientação de economia e racionalidade. 

De acordo a companhia de saneamento e água, legalmente não existe algo que impeça alguém de, mesmo no período de racionamento, lavar calçadas ou desperdiçar água. A companhia não pode multar e não há outro órgão que também possa realizar qualquer ação, por falta de amparo legal.

Neste caso, de acordo com a Sanepar, vale muito mais a "lei da consciência". É preciso muito bom senso e responsabilidade, para que os transtornos causados pelo momento de crise sejam amenizados. 

Desde hoje, há um rodízio no fornecimento de água.

É imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. 

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reúso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

LOCAIS SEM ÁGUA NESTA SEXTA-FEIRA (13):

Vila Kennedy, Parque Morumbi, Estrela do Mar, Colmeia, Santana, Los álamos, Recanto Azul, Soares, Morada do Sol, Belo Horizonte, Indianara, Esteves, Colonial (parte), Parque São João, João Merlin, Campo Belo, Sarah Elisa, Belmonte, Alvorada, Periolo, Vila São José, Vila Davi, Vila Colaço, De Napoli, Cavan, Maria Luiza, Comercial, Juracy, Itamaraty, Parque São Paulo, Maria Tereza, Maria de Fátima, Champagnat, Flamingo, Belluno, 14 de Novembro, Marisa, Montreal, Quebec, Simon Pedro, Dona Helena, Guarujá, Aeroporto I, II e III, Walpides Ross, Sol Nascente, Cruzeiro do Sul e Esplanada. 


Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.

Clique aqui e participe do nosso grupo no whatsapp

Publicidade