Conecte-se conosco

Paraná

Agências do Trabalhador ofertam vagas para pessoas com deficiência

O “Dia D” será em todo o Brasil, numa promoção do Ministério da Economia com os governos estaduais...

Publicado em

Agências do Trabalhador ofertam vagas para pessoas com deficiência

Dedicado pela Rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para o atendimento exclusivo às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados do INSS, o dia 27 de setembro será marcado por uma ação em todo o Paraná. Nesta data, conhecida como “Dia D”, as Agências do Trabalhador do Estado vão ofertar vagas exclusivas de emprego e Jovem Aprendiz PcD, visando a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

Também haverá um espaço nas agências para que as empresas e instituições formadoras possam realizar o processo seletivo de candidatos para as vagas.

Os participantes deverão atender ao artigo 93 da Lei nº 8.213/91, o qual determina que empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, em um índice que varia de acordo com a quantidade total de empregados.

DIA A DIA - As Agências do Trabalhador já fazem a intermediação de vagas para pessoas com deficiência em sua rotina diária. Entretanto, para aumentar as oportunidades, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho tem feito um trabalho de conscientização e ampliado o atendimento às pessoas com deficiência e, por sua vez, a oferta de vagas.

O secretário Ney Leprevost reforça o intuito de incluir essa população no mercado de trabalho. “Queremos oportunizar às pessoas que possuem alguma deficiência a inclusão na sociedade por meio do trabalho. Priorizamos este atendimento para que possam superar as próprias limitações e também fazer com que as empresas aproveitem o potencial desses profissionais”, destaca.

NACIONAL - O “Dia D” será em todo o Brasil, numa promoção do Ministério da Economia com os governos estaduais. De acordo com o órgão, 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Apenas no Paraná são cerca de 2,5 milhões pessoas, segundo o Censo 2010 do IBGE.

Os interessados nas vagas devem comparecer à Agência do Trabalhador mais próxima e levar a Carteira de Trabalho, RG, CPF e laudo médico comprovando a deficiência.

O texto é da AEN.

Clique aqui e participe do nosso grupo no whatsapp

Publicidade