Conecte-se conosco

Cascavel

Caminhões-pipa abastecem cidades da região

Três municípios do Paraná estão em situação de alerta por conta da estiagem...

Publicado em

Caminhões-pipa abastecem cidades da região
Luiz Carlos da Cruz

Entre os 399 municípios do Paraná, Cascavel é o único que adotou o sistema de rodízio de água por conta da estiagem que reduziu a captação nos três rios que abastecem a cidade. Na região, as cidades de Anahy e Santa Lúcia, além de um distrito de Catanduvas, estão sendo abastecidos com caminhões-pipa. 

Segundo a Sanepar, apenas Cascavel adotou a medida de racionamento, mas, por causa da estiagem, a companhia diz que a situação é de alerta

Nas cidades de Honório Serpa (Sudoeste), Medianeira e São José das Palmeiras (Oeste).

Desde abril não chove o necessário para garantir a vazão dos rios Cascavel, Saltinho e Peroba, de onde é feita a captação.

De acordo com Renato Bueno, gerente regional da Sanepar, o rio Cascavel perdeu 70% da vazão e nos rios Saltinho e Peroba a queda está entre 40% e 50% dependendo do dia. “Nós temos capacidade de captação, capacidade de produção, mas infelizmente os rios não têm água suficiente para atender a demanda da população”, explica.

Para aumentar a vazão do rio Cascavel, a Sanepar tem usado as águas do Lago Municipal, mas que na verdade é um reservatório para casos emergenciais. “O lago tem condições de atender, mas não na totalidade. Estamos usando o lago para reforçar a quantidade de água do rio Cascavel. Ele está suprindo uma determinada quantidade, mas não consegue ter água suficiente para atender a demanda de Cascavel”, observa o gerente.

Consumo 

O consumo de água em Cascavel é de 76 milhões de litros diários. Durante a madrugada, a Sanepar costuma reservar água e a capacidade de armazenamento é de 29 milhões de litros, mas a companhia está conseguindo armazenar apenas 15 milhões.



Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.

Clique aqui e participe do nosso grupo no whatsapp

Publicidade