Chinesa do tiro esportivo fatura primeira medalha de ouro da Olimpíada

A medalha de prata ficou com a russa Anastasiia Galashina, representando o Comitê Olímpico Russo, com 251,1 pontos. O bronze ficou com a suíça Nina Christen,...

Publicado em

Por Agência Estado

A chinesa Yang Qian, do tiro esportivo, conquistou neste sábado (noite de sexta-feira, pelo horário de Brasília), a primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A atleta de 21 anos venceu a prova de 10 metros com carabina ao obter 251,8 pontos, novo recorde olímpico.

A medalha de prata ficou com a russa Anastasiia Galashina, representando o Comitê Olímpico Russo, com 251,1 pontos. O bronze ficou com a suíça Nina Christen, com 230,6. Galashina liderava a disputa até o último tiro, quando a chinesa obteve pontuação maior: 9,8 contra 8,9 da russa.

Christen, por sua vez, garantiu seu lugar no pódio nos tiros finais, ao superar a norueguesa Jeanette Hegg Duestad, que havia liderado a fase classificatória e acabou ficando somente com o quarto lugar geral.

Galashina e outros atletas russos estão competindo em Tóquio sob permissão especial do Comitê Olímpico Internacional (COI), em razão das seguidas infrações por doping registradas no esporte russo nos últimos anos. O país foi impedido de disputar a Olimpíada com sua bandeira. Apresenta-se apenas como Comitê Olímpico Russo. Ou seja, se tivesse conquistado o ouro, o primeiro pódio em Tóquio não contaria com a execução de um hino de um país.

Com a vitória, Qian Yang faturou o primeiro de 339 títulos olímpicos que estarão em disputa na capital japonesa, até o dia 8 de agosto. A cerimônia de premiação foi diferente, como já havia sido anunciado pelo COI. Nenhuma autoridade colocou a medalha ao redor do pescoço das atletas, que precisaram elas mesmas pegar a medalha de uma bandeja. A premiação contou com a presença do presidente do COI, o alemão Thomas Bach.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile