Eleições da Alemanha trarão implicações para a política fiscal, avalia ING

“Em nossa opinião, qualquer um desses resultados é um bom presságio para mais estímulos fiscais na Alemanha, mas não espere grandes mudanças em relação à política...

Publicado em

Por Agência Estado

As eleições de setembro na Alemanha vão marcar não só o fim de 16 anos da chanceler Angela Merkel à frente do governo, mas também devem ter implicações estruturais para a política fiscal do país, na avaliação do ING. Em relatório, o banco holandês reitera previsão de que o cenário mais provável é o da vitória da União Democrata-Cristã, partido de Merkel, com uma coalizão com os Verdes ou com o Partido Democrático Liberal (FDP, na sigla em inglês), de centro-direita.

“Em nossa opinião, qualquer um desses resultados é um bom presságio para mais estímulos fiscais na Alemanha, mas não espere grandes mudanças em relação à política fiscal no nível da zona do euro”, explica.

Se os Verdes tiverem no poder, o ING acredita que pode uma defesa por uma maior integração fiscal na Europa, inclusive tornando permanente o fundo de recuperação da União Europeia (UE). A análise, contudo, entende que o foco será em um postura de “Alemanha em primeiro”, isto é, uma política expansionista dentro do país com efeitos para o restante do bloco.

O banco lembra que a política alemã tem se mostrado “fluida”, com intensas oscilações nas pesquisas eleitorais, o que não permite conclusões antecipadas sobre o resultado final. “Erros pessoais dos principais candidatos, bem como eventos inesperados, como as inundações recentes em partes da Alemanha, podem facilmente mudar o jogo nas próximas semanas”, ressalta.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile