Nº 2 da diplomacia americana expressa preocupação por pandemia na Coreia do Norte

“Todos nós sentimos pelo povo da DPRK, que de fato está enfrentando as circunstâncias mais difíceis devido à pandemia, e o que isso significa também para...

Publicado em

Por Agência Estado

A diplomata número 2 dos Estados Unidos expressou, nesta sexta-feira, 23, simpatia pelos norte-coreanos que enfrentam dificuldades e escassez de alimentos relacionados à pandemia, e renovou os apelos para que Pyongyang retorne às negociações sobre seu programa nuclear. O líder do país, Kim Jong-un, alertou recentemente sobre uma situação alimentar “tensa” e admitiu que seu país enfrenta “a pior crise de todos os tempos”. Mas seu governo insistiu firmemente que não retornará às negociações a menos que Washington abandone sua hostilidade.

“Todos nós sentimos pelo povo da DPRK, que de fato está enfrentando as circunstâncias mais difíceis devido à pandemia, e o que isso significa também para sua segurança alimentar”, disse a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, a repórteres em Seul, referindo-se ao Nome oficial da Coreia do Norte, República Popular Democrática da Coreia.

Sherman falou após reunião com autoridades sul-coreanas, durante a qual os dois lados reafirmaram que continuarão os esforços diplomáticos para convencer a Coreia do Norte a retornar às negociações nucleares.

As negociações entre Washington e Pyongyang avançaram pouco desde o início de 2019, quando uma segunda cúpula entre Kim Jong-un e o então presidente Donald Trump fracassou devido a disputas sobre sanções econômicas lideradas pelos EUA. Kim desde então ameaçou reforçar seu arsenal nuclear e construir armas mais sofisticadas, a menos que os americanos retirem sua política hostil, uma aparente referência às sanções. Fonte: Associated Press.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile