São Paulo teve o 2º maior volume de chuva do ano na segunda-feira, 23

Considerando somente o mês de dezembro, esse é o maior volume desde 2012, quando foram registrados 114,3 mm. O recorde da série histórica, iniciada em 1943,...

Publicado em

Por Agência Estado

As fortes chuvas que atingiram São Paulo nesta segunda-feira, 23, matando uma pessoa em alagamento na zona norte, tiveram o segundo maior volume do ano. Em 24 horas, a chuva, encerrada na manhã desta terça-feira, 24, foi de 101,6 mm. O recorde do ano foi em 5 de julho, com 123,6 mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Considerando somente o mês de dezembro, esse é o maior volume desde 2012, quando foram registrados 114,3 mm. O recorde da série histórica, iniciada em 1943, é de 151,8 mm em dezembro de 1988.

Segundo o Inmet, a passagem de uma frente fria pelo leste paulista resultou em “condições meteorológicas severas como chuvas fortes, rajadas de vento, alta incidência de descargas atmosféricas e volumes elevados de precipitação”.

Na zona Norte, onde foram registrados os volumes mais significativos, o pico se deu entre às 16 horas e 17 horas. Ao longo dessa hora caíram 67,6 mm de chuva.

Foi justamente neste momento que uma enxurrada invadiu rapidamente a garagem de um prédio na Rua Ezequiel Freire, em Santana. O motorista de aplicativo Jorge Garcia da Costa, de 62 anos, que tinha acabado de deixar passageiros no local, foi surpreendido e levado pela água.

Ainda de acordo com o Inmet, junto com a precipitação foram registradas rajadas intensas de vento no local, que chegaram a quase 60 km/h.

O instituto investiga se neste momento ocorreu um fenômeno conhecido como microburst – ou micro-explosão atmosférica, quando uma ou mais camadas de ar muito resfriado e úmido, em níveis superiores, despenca para a superfície, em uma espécie de “avalanche” de ar.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile