CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Bebê de três meses morre por asfixia de leite materno em Santa Helena

Bebê de três meses morre por asfixia de leite materno em Santa Helena

No pronto atendimento, os socorristas tentaram reanimar o bebê, que não apresentava mais os sinais vitais...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Bebê de três meses morre por asfixia de leite materno em Santa Helena

Na madrugada desta terça-feira (24) deu entrada no pronto atendimento de Santa Helena, um pai desesperado com seu filho de apenas três meses, desfalecido em seus braços e a causa seria possivelmente asfixia por leite materno.

Segundo informações, o homem relatou que na noite anterior (23), sua esposa havia amamentado seu filho e em seguida colocado o mesmo para dormir. Durante a madrugada, o homem acordou e ao encostar em seu filho, percebeu que o mesmo estava completamente gelado, com um pouco de leite e sangue no nariz, indicando que a criança poderia ter se engasgado com o leite materno durante o sono.

O pai desesperado de encontrar seu filho nessas condições acionou a equipe da Policia Militar de Santa helena, relatando o acontecido e que estaria levando seu filho ao pronto atendimento.

No pronto atendimento, os socorristas tentaram reanimar o bebê, que não apresentava mais os sinais vitais. Posteriormente, foi confirmado pelo médico do pronto atendimento que a crianças estava em óbito.  Como não havia sinais de morte violenta, o corpo do bebê foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Cascavel.

A equipe da Policia Militar e os socorristas do Pronto Atendimento prestaram apoio à família, orientando os pais para os procedimentos cabíveis.

Alerta aos pais

A asfixia de bebês por leite materno não é assim algo tão comum, mas é importante os pais saberem que pode acontecer. É muito importante que durante a amamentação a mãe esteja vigiando e observando o seu bebê, só assim ela poderá conhecer e saber qual é a melhor forma de amamentá-lo e ajudá-lo a tirar o melhor proveito do seu leite. No caso do bebê que ainda suga rápido e engole devagar, a melhor forma de corrigi-lo é parar, tirar um pouco o peito da boca do bebê, para que ele tenha tempo de engolir e depois, seguir amamentando. Outro conselho é evitar amamentar o bebê deitada e jamais não colocá-lo para arrotar.

Mesmo tendo cuidado, os acidentes acontecem e os pais devem estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação. Se o seu bebê se engasgar com o leite e começar a tossir, primeiro pare de amamentá-lo, o coloque de pé e se é necessário, assopre a carinha dele. Se notar que o bebê está afogado, ou seja, que não tosse e está sem ar, então o melhor é seguir as seguintes orientações:

*Primeiramente deve-se manter a calma e seguir as orientações da imagem abaixo, onde deve-se colocar o bebê no colo, segurá-lo com uma das mãos posicionada no tórax do pequeno e com a outra mão, dar tapinhas nas suas costas. Caso a criança não responda aos seus estímulos, o melhor é acionar o serviço medico de urgências pelo 192 (SAMU), (193) Corpo de Bombeiros ou 190 (Polícia Militar).

Com informações: Correio do Lago.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais