Gustavo Vinagre e a misteriosa rosa azul

O próprio Vinagre, que já dirigiu “Lembro Mais dos Corvos” – com a trans Julia Katharine -, faz a advertência sobre seu filme, porque ele tem...

Publicado em

Por Agência Estado

Em sucessivos foros onde apresentou “A Rosa Azul de Novalis” (Berlinale, Mix Brasil, etc.), o diretor Gustavo Vinagre – que coassina a obra com Rodrigo Carneiro – repetiu sempre a mesma coisa. “Vivemos num mundo tão reprimido que ninguém se choca mais com a violência, mas ainda criticamos a imagem do sexo.” “A Rosa Azul” ganhou o prêmio especial do colegiado de cinema da APCA e uma menção especial para o ator Marcelo Diorio na mostra Novos Rumos, do Festival do Rio. Marcelo é assumidamente gay, e soropositivo. Como o tio Bonmee de Apichatpong Weerasethakul, que acreditava reviver suas vidas passadas, ele está convencido de que, em outra encarnação, foi o poeta romântico alemão Novalis.

O próprio Vinagre, que já dirigiu “Lembro Mais dos Corvos” – com a trans Julia Katharine -, faz a advertência sobre seu filme, porque ele tem cenas de sexo. Por mais árduo que isso possa parecer para muitas pessoas, “A Rosa Azul” transcende o sexo, e até formas narrativas tradicionais – é documentário, mas possui cenas encenadas, portanto nas bordas (da ficção) -, para debater questões estéticas, metafísicas, até teológicas.

Nada é impossível – para Deus -, enquanto a jornada humana é marcada, na concepção de Novalis, pela busca por uma inatingível rosa azul, que virou símbolo do romantismo. Esse romantismo atravessa o filme, entrando muitas vezes em choque com o naturalismo das cenas de sexo, que são explícitas.

A morte e o posterior velório do irmão revelam que Diorio consegue ser um extraordinário ator de si mesmo. Está sendo sincero, fingindo? Mas não foi Fernando Pessoa quem disse que o artista é um fingidor, que finge ser dor a dor que sente de verdade? Durante todo o tempo ele se questiona, e questiona o mundo. Assume-se como agente subversivo do sistema. Critica o pai e o avô como representação de uma ordem patriarcal e homofóbica. Autodefine-se como “peixe com ascendente em câncer” e explica – “É como a Dory de Procurando Nemo morrendo de linfoma. A gente chora muito”.

Ao apresentar “Lembro Mais dos Corpos” e “A Rosa Azul”, Vinagre também diz que são filmes que naturalizam vozes que costumam ser vistas como diferentes. Rodrigo Carneiro e ele foram colegas no curso de cinema em Cuba. Trabalham juntos – Carneiro tem formação como montador -, mas é o primeiro crédito de codireção.

A proposta de viajar na cabeça do personagem é radical, mas deu certo. Em todo o mundo, o filme tem sido recebido com admiração e respeito. Para a prestigiada revista Cahiers du Cinéma, é audacioso, brilhante, por vezes chocante. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile