Conecte-se conosco

Cascavel

Projeto de Extensão da Unioeste vai permitir curso preparatório para presos de Toledo

Serão quatro aulas focadas na aprovação dos detentos que vão realizar a prova do Encceja...

Publicado em

Projeto de Extensão da Unioeste vai permitir curso preparatório para presos de Toledo
Depen

Um projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em parceria com o Departamento Penitenciário (Depen), viabilizado por meio do Escritório Social de Cascavel, vai possibilitar um curso preparatório, para os presos da Cadeia Pública de Toledo, inscritos na prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O projeto denominado 'Superação: Um novo começo pela educação', visa a realização de quatro aulões com as disciplinas básicas, exigidas para a realização da prova.

A ação ocorre por meio do escritório social de Cascavel, órgão que pertence ao Depen.

“Trata-se de um piloto com a tentativa da reinserção social, baseada no fundamento da educação. Tendo resultados satisfatórios, já pensamos em expandir os trabalhos para outras unidades e quem sabe até com curso pré-vestibular”, explica o biólogo e um dos idealizadores do projeto, Renan Marques.

A unidade escolhida para a aplicação da proposta é a Cadeia Pública de Toledo, reclassificada pelo Depen na Operação Araceli.

Pelo menos 20 detentos estão inscritos para a realização da prova e vão participar das aulas.

“Nesta unidade temos presos que cometeram crimes contra a dignidade sexual, por isso, entendemos que era uma unidade ideal para a aplicação d]o projeto-piloto. Os agentes penitenciários que atuam no local serão responsáveis em acompanhar as equipes da Unioeste para que os trabalhos ocorram com o máximo de aproveitamento”, explica o coordenador regional do Depen, Thiago Correia.

Encceja

As provas do Encceja para pessoas privadas de liberdade ocorrem nos dias 08 e 09 de outubro e serão aplicadas pelo Instituto nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). O teste é composto por questões objetivas e uma redação e destinado àquelas pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada.

As informações são da Assessoria do Depen.


Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação - Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.

Clique aqui e participe do nosso grupo no whatsapp

Publicidade