AMP

Logo após cirurgia para tirar vesícula, exame constata que órgão continua no corpo de paciente

MP entrou na justiça; Hospital que fez cirurgia pelo SUS afirma que se trata de caso raro de duplicidade do órgão…...

Publicado em

Por Mariana Lioto

O Ministério Público entrou na Justiça em nome de uma paciente de Cascavel que realizou uma cirurgia pelo SUS para retirada de vesícula biliar e pedras da vesícula no dia 4 do mês passado.

Acontece que que depois do procedimento a mulher começou a passar mal e buscou a rede particular para exames em caráter de urgência. A nova avaliação mostrou a presença de vesícula no corpo da paciente.

“Detectou-se que a vesícula está lá, intacta, e que os microcálculos agora estão situados no coléducto biliar comum, com risco de irem para o pâncreas e outros órgãos nobres, a gerar .perigo de morte de intercorrências danosas à saúde da enferma. A história é de arrepiar! Carece, evidentemente de detida averiguação”, disse a justiça.

Uma decisão judicial dada há duas semanas determinou que o Governo do Estado avaliasse a paciente, inclusive para o caso de nova cirurgia.

A mulher fazia acompanhamento pelo Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) e o procedimento questionado ocorreu no Hospital Santa Simone, em Corbélia. O hospital afirmou que se trata de uma paciente com caso de duplicidade de vesícula.

“Este caso foi de uma paciente com duplicidade de vesícula, ela foi operada no Hospital Santa Simone e não retornou para avaliação de pós-operatório, infelizmente posteriormente foi mal orientada, o que gerou esta situação. Na verdade ela possui uma condição rara de duplicidade de vesícula, que acomete 1 a cada 4000 pacientes operados”.

Segundo o hospital a vesícula retirada foi encaminhada para exame para provar que a cirurgia retirou um órgão.

“Para evitar maiores distorções da verdade, o Hospital Santa Simone, juntamente com o cirurgião Dr. Hermon, já solicitaram o exame de DNA da vesícula retirada, para comprovar essa rara condição médica e a outra vesícula, a paciente deverá remover tão logo lhe seja conveniente”.

A CGN procurou o governo para saber como o caso será apurado e se a nova cirurgia já foi realizada, mas não houve manifestação até o fechamento desta reportagem.

Atualização

Hospital afirma que exame de DNA apontou que órgão foi retirado da paciente.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile