Republicanos creem que Pelosi cederá e destravará rito do impeachment de Trump

Pelosi tem articulado junto ao líder democrata no Senado, Chuck Schumer, uma maneira de protelar ao máximo o envio do processo de impeachment para apreciação dos...

Publicado em

Por Agência Estado

Republicanos próximos ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, argumentaram que é insustentável a postura adotada pela presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, de travar o envio do processo de impeachment ao Senado, onde o chefe da Casa Branca tem maioria.

Pelosi tem articulado junto ao líder democrata no Senado, Chuck Schumer, uma maneira de protelar ao máximo o envio do processo de impeachment para apreciação dos senadores. A avaliação de ambos é que, neste momento, não há apoio popular ao afastamento do presidente.

O adiamento seria, na visão deles, uma manobra para desgastar politicamente Trump. Eles ponderam que os republicanos contam com uma maioria confortável na Câmara alta (53 a 45 democratas), onde é necessário o apoio de 67 parlamentares.

O chefe de gabinete do vice-presidente Mike Pence, Marc Short, afirmou que não há maneira de Pelosi sustentar esta posição. “Pensamos que a causa dela não tem saída”, afirmou.

O líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, é quem vai comandar o rito do impeachment quando ele chegar à casa. Em conversas recentes, McConnell garantiu que Trump vai conseguir a absolvição entre os senadores. Ainda assim, ele convenceu os colegas republicanos a aceitar que as alegações e declarações do impeachment ocorram dentro do período de suas semanas.

Pelosi e o líder da minoria no Senado, o democrata Chuck Schumer, exigem que sejam convocadas as testemunhas que se negaram a participar do processo de impeachment na Câmara, como o chefe interino de despacho presidencial, Mick Mulvaney, e o ex-assessor de segurança nacional John Bolton.

Um dos maiores aliados de Trump no Senado, Lindsey Graham disse que Pelosi vai fracassar na sua tentativa de “conseguir que Mitch McConnell ceda à vontade”. Ele preside a Comissão de Assuntos Jurídicos do Senado. “Ela acabará por enviar o processo porque a opinião pública vai pressionar os democratas”, afirmou. Fonte: Associated Press.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile