AMP

População e veranistas poderão acionar a PM no Litoral do estado através do aplicativo 190

O solicitante poderá acompanhar o andamento do pedido em tempo real......

Publicado em

Por Mariana Lioto

A expansão do aplicativo 190 PR não para e nesta quinta-feira (19) aconteceu o lançamento da plataforma de acionamento de emergência a partir da Operação Verão Maior 2019/2020. Nesta quinta-feira, aconteceu um evento na Câmara Municipal de Guaratuba para oficializar a implantação do serviço no Litoral.

De acordo com o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Nivaldo Marcelos da Silva, a novidade irá proporcionar aos moradores litorâneos o contato com a Polícia Militar em casos de emergência diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de fazer a ligação telefônica.

“Nós temos que buscar na tecnologia ferramentas que irão auxiliar e melhorar o processo da Polícia Militar na hora de prestar o atendimento a população”, disse. “O aplicativo elimina qualquer possibilidade de trote e facilita a comunicação daquelas pessoas que tem problemas de audição, que por meio de ferramentas disponíveis no aplicativo facilitará o acionamento para essas pessoas”, complementou o coronel Nivaldo.

Para o cidadão, outro recurso importante é a possibilidade de receber o feedback do atendimento e consultar o histórico de acionamentos pelo perfil feito no aplicativo. Todo o processo passa a ser transparente e o solicitante poderá acompanhar o andamento do pedido em tempo real. Um dos diferenciais será que o usuário poderá adicionar fotos e vídeos da ocorrência pelo aplicativo, ilustrando ao atendente a real situação.

Com a chegada da temporada de verão e aumento de público em todo o Litoral, principalmente por conta do Natal e Ano Novo, o aplicativo será funcional também para os veranistas que estiverem a passeio e necessitarem do apoio da Polícia Militar, ou até mesmo para fazer uma denúncia sobre algo suspeito ou crime.

Segundo o Prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o aplicativo é intuitivo e eficiente na hora do acionamento da Polícia Militar. “O próprio celular informa o endereço da ocorrência, você pode dizer se está acontecendo, ou há quanto tempo aconteceu, na hora da urgência às vezes não sabemos o que fazer, e tenho certeza que esse aplicativo irá ajudar muito. Ele vem colaborar para a Operação Verão Maior, mas fica de legado para a população do Litoral”, disse.

Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Companhia Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência, sem a necessidade de ligação telefônica ao 190 para solicitar atendimento. A ferramenta contou com contribuições de técnicos e especialistas, integrantes da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e da Diretoria de Pessoal (DP) da Corporação.

Preliminarmente, em outubro do ano passado, o aplicativo foi lançado para usuários do Android e, em fevereiro deste ano foi disponibilizado para o sistema IOS, ambos gratuitamente. A novidade arrastou milhares de pessoas que tinham curiosidade em conhecer o aplicativo. Em um ano, foram feitos 39.943 downloads nas duas plataformas, permanecendo 17.319 usuários ativos.

Estiveram presentes no evento o Coordenador-adjunto da Operação Verão 2019/2020 e Assessor Militar, coronel Erich Wagner Osternack, que estava representando o coordenador e Secretário da Segurança, coronel Romulo Marinho Soares; o Comandante do 6º CRPM, coronel Nivaldo; o Comandante do 9º batalhão, tenente-coronel Josemar Rogério Biscaia; o Subcomandante do 9º BPM, major Romão; o ex-Comandante-Geral da PM e atual Secretário Municipal de Segurança Pública de Pontal do Paraná, coronel da Reserva Remunerada Nemesio de França Xavier; o Secretário Municipal de Segurança Pública de Guaratuba, Jackson Braga; o coronel da Reserva Remunerada Antônio Carlos Nascimento; o Presidente do CONSEG de Matinhos, tenente-coronel da Reserva Remunerada Eurico Gaspar Dutra; representando o Presidente da Câmara Municipal de Guaratuba, senhora Ivani Justus e o Delegado Leandro Stabile, além de oficiais e praças da Corporação.

Assessoria.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile